03/08/2020

Joana, Maria e Salomé (3 de agosto)


Hoje o Calendário Luterano lembra de Joana, Maria e Salomé, as mulheres miróforas (portadoras de aromas). Neste dia rendemos ação de graças a Deus pelo serviço dedicado ao Senhor e pela participação destas mulheres fiéis no anúncio da Ressurreição, conforme relatos dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. No Calendário Bizantino, o terceiro domingo de Páscoa é chamado de Domingo das Miróforas, no qual também se faz menção de José de Arimateia e Nicodemos, que tirararam da cruz "o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os óleos aromáticos" (Jo 19.40)

Assim é o relato em Lucas 23.54 - 21.11:
"Era o dia da preparação, e o sábado estava para começar. As mulheres que tinham vindo com Jesus desde a Galileia seguiram José e viram o túmulo e como o corpo foi colocado ali.
Então se retiraram para preparar óleos aromáticos e perfumes.
E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.
Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os óleos aromáticos que haviam preparado. Encontraram a pedra removida do túmulo, mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois homens com roupas resplandecentes. Estando elas com muito medo e baixando os olhos para o chão, eles disseram:
— Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrem-se do que ele falou para vocês, estando ainda na Galileia: “É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.”
Então elas se lembraram das palavras de Jesus. E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que estavam com eles. Essas mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos. Mas para eles tais palavras pareciam um delírio; eles não acreditaram no que as mulheres diziam." (Bíblia Sagrada - Nova Almeida Atualizada)
ORAÇÃO (Treasury of Daily Prayer. CPH, 2008, pág. 589):
Poderoso Deus, cujo Filho crucificado e sepultado não permaneceu na sepultura. Concede contentamento em nossos afazeres para servirmos com fidelidade como fizeram Joana, Maria e Salomé, oferecendo a ti o doce perfume de nosso grato coração, a fim de que também possamos ver a glória da tua ressurreição e proclamar com afã e fervor as Boas Novas operada em nós através de nosso Senhor Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário