14/08/2020

Santa Maria, Mãe de Nosso Senhor (15 de agosto)


Isaías 61.7–11
Gálatas 4.4–7
Lucas 1.(39–45) 46–55


O Senhor Deus cobre o seu povo de vestes de salvação e o envolve com o manto de justiça (Is 61.10). É por isso que a bem-aventurada Virgem Maria se alegrou em Deus, seu Salvador (Lc 1.47). O Senhor foi gracioso para com ela. Maria creu que seriam “cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor” (v. 45). Este é o motivo pelo qual todas as gerações a consideram “bem-aventurada” (v. 42 e 48), da mesma forma que “mais bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” (Lc 11.28). Maria recebeu a honra peculiar de ser a pessoa por meio da qual o Senhor Deus fez brotar na terra o único Justo diante de todas as nações (Is 61.11). No entanto, como humilde serva apenas receptora da grande misericórdia de Deus, Maria louva o Senhor Deus que enviou seu Filho, nascido desta mulher, “nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filho” (Gl 4.4-7). É correto chamar Maria de “Mãe de Deus” por causa da natureza divina do Filho que ela deu à luz, mas somente Jesus pode ser chamado de “Salvador”, “Redentor”, “Mediador” e “Defensor”. Jesus Cristo é a única coisa necessária para resgatar, curar e salvar a humanidade (Lc 10.28–42). Ele é o descendente da mulher que veio para finalmente esmagar a cabeça da serpente por nós (Gn 3.15).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, que escolheste a Virgem Maria para ser a mãe de teu único Filho, concede que nós, que somos redimidos pelo sangue dele, tomemos parte com ela na glória de teu reino eterno; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (Feasts, Festivals and Occasions) editado pelo Rev. Sean Daenzer e publicado por LCMS Worship. Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário