Deuteronômio 18.15-20
1 Coríntios 8.1-13
Marcos 1.21-28
Nosso Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Deus encarnado, purifica nossas consciências do pecado
Conforme sua promessa, o Senhor nosso Deus levantou “um profeta semelhante” a Moisés. Ele é Jesus, nosso irmão encarnado. “A ele vocês devem ouvir”, pois na sua boca estão as Palavras do Senhor (Dt 18.15-18). Na verdade, ele é mais do que um profeta e muito mais do que um escriba. Ele é o Verbo encarnado e “com autoridade” ensina “uma nova doutrina” (Mc 1.22, 27). Ele entra na “sinagoga” de sua Igreja e oferece o verdadeiro descanso sabático, usando sua autoridade para ordenar “aos espíritos imundos” que se calem e saiam (Mc 1.21–27). Através da sua Palavra da cruz, Jesus retira as acusações da Lei e do diabo e purifica nossas consciências diante de Deus, “o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos”. Portanto, agora somos livres da servidão e pertencemos a Deus pelo único “Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas existem e por meio de quem também nós existimos” (1Co 8.6). Portanto, usem “essa liberdade de vocês” para cuidar de seus irmãos e irmãs, não fazendo com que eles tropecem nem ferindo suas consciências (1Co 8.9-12), mas purificando-os e fortalecendo-os com o Evangelho.
ORAÇÃO DO DIA:
Todo-poderoso Deus, que sabes que vivemos em meio a muitos perigos, de tal forma que não podemos ficar de pé por causa da nossa fragilidade, concede força e proteção para nos auxiliar em todos os perigos e guia-nos através de todas as tentações; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.
Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário