13/05/2021

A ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR

 


Atos dos Apóstolos 1: 1-11

 A Graça de nosso Senhor Jesus T Cristo e o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo sejam com todos! 

Em sua Ascensão, Jesus Cristo foi embora e somente estará verdadeiramente conosco de novo quando vier no Último Dia? Sem dúvida alguma, esta é uma boa questão. Afinal, o relato da Ascensão de nosso Senhor parece deixar algumas dúvidas sobre “onde Jesus agora está”. Continua conosco ou está enclausurado nos céus até o Último Dia? 

S. Lucas, ao escrever Atos dos Apóstolos, destaca que na Ascensão do Senhor, enquanto os seus discípulos olhavam para cima, dois anjos surgiram e disseram a eles: “Jesus foi levado do meio de vocês para o céu” (Atos 1:11). No entanto, antes de sua gloriosa Ascensão, Jesus reuniu os seus discípulos e disse a eles, dentre outras coisas, o seguinte: “Eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (S. Mateus 28:20). Ora, Jesus está no céu como falaram os anjos ou está conosco como ele mesmo prometeu? 

Antes de dar a resposta, quero chamar a atenção de vocês para um detalhe muito importante que está presente no relato da Ascensão de nosso Senhor. Observe em sua Bíblia Atos 1:9 e veja como exatamente aconteceu a Ascensão de Jesus: “Ele foi elevado as alturas, à vista dos discípulos, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos”. Por que S. Lucas fez questão de destacar isso? Ele poderia simplesmente ter dito que Jesus foi levado ao céu. Mas, não! Ele chama atenção para o fato de que Jesus, em toda a sua Glória foi encoberto por uma nuvem! 

Este destaque é dado porque uma nuvem encobrindo o Senhor em Glória não era algo inédito. Na verdade, em muitos momentos da história até aquele ponto esta cena ocorreu. Observem dois exemplos:

Durante a saída do Povo de Israel do Egito rumo a Terra Prometida, uma “coluna de nuvem os guiava durante o dia” (Êxodo 13:21b) e, sabe quem estava encoberto nesta nuvem e ia adiante do povo? “O SENHOR” (Êxodo 13:21a). Ou seja, mesmo que os israelitas não podiam enxergar Deus com os seus olhos, aquela nuvem concedia a certeza da presença real do Senhor. Estava encoberto? Sim! Mas, estava ali!

Quando Salomão dedicou o Templo a Deus, uma “nuvem encheu a Casa do SENHOR, de maneira que nem os sacerdotes puderam permanecer ali, por causa da nuvem, porque a Glória do SENHOR encheu aquele lugar” (1Reis 8: 10-11).

O que significava a presença daquela nuvem no Templo? Salomão explica: “O SENHOR declarou que habitaria em trevas espessas. Na verdade, edifiquei uma Casa para tua morada, lugar para tua eterna habitação” (1Reis 8: 12-13). O que os olhos do povo enxergavam? Uma nuvem. Mas, aquela nuvem encobria o SENHOR e, ver ela enchendo o Templo era sinal da presença real do Senhor naquele lugar.

Meus irmãos, nas Sagradas Escrituras, uma nuvem que encobre Deus não é sinal de sua ausência. Pelo contrário, a nuvem sempre é uma garantia da Presença Real do Senhor! Portanto, em sua gloriosa Ascensão, Jesus não entrou em um foguete e foi embora para milhões e milhões de quilômetros distantes de nós. Não! Na verdade, o que foi embora naquele dia, foi somente a visão do Senhor por parte de nós, seres humanos. Portanto, estar encoberto por uma nuvem significa que Jesus não está mais dentro dos nossos limites comuns. Porém, continua verdadeiramente conosco.

Mas onde? Cristo agora está presente para nós e conosco de uma forma diferente de antes da sua Ascensão, e esta forma nós chamamos de Presença Sacramental. Onde está Jesus? Ele está verdadeiramente presente nos Meios da Graça, a saber, a Santa Palavra, a Santa Absolvição, o Santo Batismo e a Santa Ceia.

Este fato ainda deixa vocês um pouco confusos: Ele está no céu ou está aqui conosco? E a resposta, meus irmãos, é que A Ascensão de Jesus provocou um milagre extraordinário: ela sobrepôs o céu e a terra onde quer que Jesus esteja. O que isto quer dizer? A Ascensão não foi um momento em que Jesus foi levado embora para o céu e agora está longe de nós. Pelo contrário, a Ascensão de Jesus trouxe o céu para perto de nós. Sua Ascensão fez do céu um lar para nós. E por isso, agora, todas as vezes em que ouvimos a Palavra, recebemos a Absolvição, celebramos o Santo Batismo ou participamos da Santa Ceia temos o privilégio de desfrutar da Glória de Deus, de desfrutar do próprio Céu.

Jesus Cristo ascendeu ao céu! E um dia virá novamente glória! Porém, enquanto este dia não chega, ele derrama sobre nossas vidas gotas do céu através da Palavra e dos Sacramentos e, por causas destas gotas de Graça nós podemos seguir nossos dias na certeza que sim, Jesus está cumprindo em nossa vida aquilo que prometeu: “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos”.

A nuvem de Glória e de Graça que enche a Casa do Senhor e preenche nossas vidas com a certeza de sua presença real junto a nós hoje é a Palavra e os Sacramentos! Neles, nós podemos ter a mesma certeza do povo de Israel no passado: O Senhor verdadeiramente está conosco!

Amém!

Rev. Helvécio J. Batista Jr.

Igreja Luterana em Naviraí/MS

No dia da Ascensão do Senhor, 2021 AD


Nenhum comentário:

Postar um comentário