23/05/2021

O Dia de Pentecostes (23 de maio de 2021)



Ezequiel 37.1-14
Atos 2.1-21
João 15.26–27; 16.4b-15

O Espírito Santo traz os mortos à vida pela justiça de Cristo

Depois de voltar para seu Pai pela vida da cruz e ressurreição, Cristo Jesus envia “o Consolador” para a sua Igreja, isto é, “o Espírito da verdade” que procede do Pai. O Espírito testifica de Cristo e o glorifica recebendo o que é de Cristo e anunciando isso ao mundo na pregação do arrependimento para o perdão dos pecados (Jo 15.26; 16.7, 14). O Espírito Santo convence o mundo do pecado pela palavra da Lei, perdoa os pecados e justifica os pecadores pela Palavra do Evangelho e concede a fé que diz “Amém” a esta justiça de Deus (Jo 16.8-11). Portanto, o Senhor derrama seu Espírito sobre os apóstolos para que o Espírito seja dado a toda a sua Igreja por meio da sua pregação. À medida que as multidões todas as nações são reunidas por “aquela voz”, isto é, pela pregação das “grandezas de Deus” em Cristo Jesus, Deus o Pai derrama o Espírito de seu Filho “sobre toda a humanidade” (At 2.6, 11, 17). O Senhor Deus sopra sobre os mortos para que vivam, pois assim o Senhor falou e ele o cumprirá (Ez 37.5–14).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, neste dia mais uma vez ensinaste os corações de teu povo fiel ao enviar-lhe a luz de teu Espírito Santo. Concede-nos, em nossos dias, o mesmo Espírito, para termos a correta compreensão de todas as coisas e sempre nos alegrarmos na tua santa consolação; através do mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário