31/07/2021

Décimo Domingo após Pentecostes (Próprio 13B) - 1º de agosto de 2021

Êxodo 16.2-15
Efésios 4.1-16
João 6.22-35

Jesus é o verdadeiro e vivo pão do céu

Tendo resgatado os filhos de Israel “da terra do Egito” (Ex 16.6), o Senhor manifestou sua glória e se deu a conhecer a seu povo. Ele os alimentava à tarde, dando-lhes “carne para comer e, pela manhã”, fazia “chover pão do céu” (Ex 16.4, 8, 12). Mas agora, “o verdadeiro pão do céu” que o Pai lhes dá é o Filho, “que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6.32-33). Quem vem a ele “jamais terá fome, e quem crê” nele “jamais terá sede”. Ele é o “pão da vida” que é dado a você como o alimento “que permanece para a vida eterna” (Jo 6.27, 35). Através da graciosa obra de Deus, você crê naquele que o chamou por meio do Evangelho e de “um só Espírito”, de modo que você também tenha “um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos” (Ef 4.4–6). Da mesma forma que você se alimenta do corpo de Cristo na Santa Ceia, você também pertence ao único Corpo da sua Igreja, no qual você deve crescer “em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4.15).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai misericordioso, que deste teu Filho Jesus como o pão da vida celestial, concede-nos fé para nos regalarmos nele, através da tua Palavra e Sacramentos, a fim de sermos alimentados para a vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário