24/07/2021

Nono Domingo após Pentecostes (Próprio 12B) - 25 de julho de 2021

Gênesis 9.8-17
Efésios 3.14-21
Marcos 6.45-56

A criação é redimida e santificada pela palavra de Cristo Jesus

Tendo poupado o fiel Noé e sua família do dilúvio, o Senhor estabeleceu seu pacto com eles, “e com todos os seres vivos”, de que nunca mais haveria um “dilúvio para destruir a terra” (Gn 9.9-11). Ele firmou e selou esta aliança eterna pondo seu arco-íris nas nuvens, como uma lembrança de sua promessa de que “as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir todos os seres vivos” (Gn 9.13–16). Embora a criação sofra sob a maldição do pecado, o Senhor preserva e ordena a criação para o benefício da sua Igreja. Em especial, toda a criação é redimida e santificada pelo Filho de Deus encarnado. “Coragem” e “não tenham medo”, pois Jesus está com você no mar. Ele não é um fantasma, mas veio em carne para salvá-lo. Ele “subiu no barco para estar com” você e cessou o vento que estava contra ti (Mc 6.45–51). Pois ele é a Palavra e promessa do Pai e sua própria carne e sangue são a aliança pela qual você é fortalecido no seu íntimo “com poder, mediante o seu Espírito” (Ef 3.16-17).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e misericordioso Deus, protetor de todos que confiam em ti, fortalece nossa fé e dá-nos coragem para crer que em teu amor nos resgatas de todas as adversidades; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário