01/07/2021

Sexto Domingo após Pentecostes (Próprio 9B) - 4 de julho de 2021

Ezequiel 2.1-5
2 Coríntios 12.1-10
Marcos 6.1-13

Os ministros de Cristo são enviados com sua autoridade para perdoar pecados e dar vida

O profeta Ezequiel foi levantado pelo Espírito do Senhor e enviado para anunciar uma palavra impopular à rebelde casa de Israel. Sendo profeta, Ezequiel não devia falar sua própria palavra, mas pregar a Lei e o Evangelho dizendo “Assim diz o Senhor DEUS”, quer as pessoas “ouçam quer deixem de ouvir” (Ez 2.4-5). Assim também, seguindo os passos dos profetas antes dele, o Senhor Jesus “percorria as aldeias vizinhas, ensinando” (Mc 6.6). Em sua cidade natal, como em qualquer outro lugar, “muitos, ouvindo-o, se maravilhavam”, admirados com sua sabedoria e com as obras poderosas feitas “por suas mãos”, e ainda “escandalizavam-se por causa dele” (Mc 6.2-3). O escândalo culmina em sua cruz, que é, ironicamente, o coração e o centro da sua “autoridade sobre os espíritos imundos” (Mc 6.7). É pela autoridade da sua cruz que aqueles que Cristo envia pregam o arrependimento, expulsam muitos demônios e curam os enfermos (Mc 6.12-13). Assim, o apóstolo Paulo se gloria na cruz de Cristo e em suas próprias fraquezas, sabendo que a graça de Deus é suficiente e que o poder de Cristo “se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.8-9).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que tornas conhecido o teu grande poder principalmente por mostrar misericórdia, concede-nos a abundância da tua graça a fim de podermos ser chamados ao arrependimento e sermos feitos participantes dos teus tesouros celestiais; através de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário