27/06/2021

Quinto Domingo após Pentecostes (Próprio 8B) - 27 de junho de 2021


Lamentações 3.22-33
2 Coríntios 8.1-9, 13-15
Marcos 5.21-43

O Senhor Jesus é fiel e, em misericórdia, nos levanta da morte para a vida

O Senhor é fiel. Seu amor constante nunca cessa e "as suas misericórdias não têm fim" (Lm 3.22–23). Ainda que o Senhor nos entristeça por um tempo, a fim de nos conservar em arrependimento e fazer nossa fé crescer, ele jamais nos rejeitará para sempre, mas no devido tempo, ele "terá compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias" (Lm 3.31–33). Portanto, vamos esperar nele e "aguardar a salvação do Senhor", pois "o Senhor é bom para os que esperam nele" (Lm 3.24-26). É isso que fez a mulher que estava "sofrendo de uma hemorragia" e também "um dos chefes da sinagoga", cuja filhinha estava morrendo. Cada um deles esperou pela misericórdia do Senhor Jesus e cada um alcançou sua ajuda salvadora (Mc 5.21–28). A mulher havia sofrido muito por 12 anos, e a filha de Jairo já havia morrido antes da chegada de Jesus. No entanto, no momento certo, a mulher foi imediatamente "curada daquele mal " e a menina "se levantou e começou a andar" (Mc 5.29, 42). Assim é "a graça de nosso Senhor Jesus Cristo", que se humilhou até a extrema pobreza da morte "para que, por meio da pobreza dele", nos tornássemos ricos para a vida eterna (2Co 8.9).

ORAÇÃO DO DIA: 

Pai celestial, durante seu ministério aqui na terra teu Filho Jesus curou os doentes e levantou os mortos. Pela medicina curativa da tua Palavra e Sacramentos coloca em nossos corações tal amor para contigo que possamos viver eternamente; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário