12/06/2021

Terceiro Domingo após Pentecostes (Próprio 6B) - 13 de junho de 2021



Ezequiel 17.22-24

2 Coríntios 5.1-10 (11-17)
Marcos 4.26-34

A Cruz de Cristo é a Árvore da Vida que produz frutos abundantes segundo a sua espécie

As parábolas de nosso Senhor transmitem os mistérios do reino de Deus “aos seus próprios discípulos”, que são catequizados para temer, amar e confiar nele pela fé (Mc 4.33–34). Ele “lança a semente na terra”, que “germina e cresce” para a vida, mesmo quando “ele dorme e acorda” (Mc 4.26–27). “No monte alto de Israel” o Senhor planta um ramo jovem e tenro e ele se torna “um cedro excelente”. Na verdade, a sua própria cruz veio a ser a Árvore da Vida, debaixo da qual “viverão pássaros de todo tipo”, e na qual “se aninharão aves de toda espécie” (Ez 17.22-25). Sua cruz é nosso lugar de descanso, mesmo agora que “gememos angustiados” em nossos corpos mortais (2Co 5.1–4). Porém, pela fé vivemos para Deus em Cristo, o qual por nós “morreu e ressuscitou” (2Co 5.15). Sabemos que, em seu corpo ressurreto, “temos da parte de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos humanas, eterna, nos céus” (2Co 5.1).

ORAÇÃO DO DIA:

Bendito Senhor, visto que fizeste que as Escrituras Sagradas fossem escritas para nosso ensino, concede que possamos ouvir, ler, observar, estudar e internamente digeri-las, a fim de podermos abraçar e sempre manter firme a bendita esperança da vida eterna; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário