26/06/2021

Jeremias  -  26 de junho

Jeremias repreende os Judeus, por Dominique Antoine Jean-Baptiste Magaud (1817–1899)

O Calendário Luterano lembra o Santo Profeta Jeremias no dia 26 de junho.

O reformador Martinho Lutero menciona Jeremias ao descrever como nosso Senhor Jesus instou seus discípulos a respeito das tribulações por causa da Palavra de Deus:

"Os queridos profetas foram igualmente combatidos, em especial o profeta Jeremias, a quem seu próprio povo importunou imensamente. Eles o insultaram e o injuriaram continuamente e o condenaram, porque ele ousou pregar e dizer que Jerusalém e o templo seriam destruídos. Quando queimaram seu livro e o jogaram ao cárcere, ele disse, Jr 20[.8s.]: "Desde que falei de violência e destruição, a Palavra do Senhor se me tornou um opróbrio e escárnio todo o dia, de modo que pensei: 'Não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome'". É como se ele dissesse: "Por que eu deveria continuar a pregar em vão? Que recompensa recebo senão a de ser constantemente zombado, insultado e atormentado? Que diabo pode suportar esse ódio, desprezo e tormento infundados do mundo? Mas, quando comecei a ter tais pensamentos, e essa maldade estava prestes a me escandalizar e a fazer com que eu parasse, eu senti como se houvesse um fogo ardente em meu coração e em meus ossos; ou seja, fiquei tão assustado e senti tamanha dor como se estivesse deitado num forno em brasa e pensei que teria de morrer se me mantivesse calado".

Dessa maneira, todos os cristãos são tentados, especialmente os envolvidos no ministério da pregação. Eles são tão atormentados pelo diabo e pelo mundo que, certamente, cansariam, desesperariam ou desistiriam de seu trabalho se não fossem apoiados pela Palavra e pelo Espírito de Deus. Por isso, Cristo os consola aqui para que não se abalem ou se escandalizem com tais coisas, para que não apostatem dele ou cessem seu trabalho em tempos difíceis, quando a adversidade lhes sobrevém e eles precisam ver, ouvir e sentir que tanto o diabo quanto o mundo lhes partem o coração de dor."

— Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja (Capítulo 16 de S. João, pregado e explicado)

Fonte: LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas. v. 11. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia; Canoas: Ed. da Ulbra, 2010. p. 324-325)

Nenhum comentário:

Postar um comentário