Envio de Barnabé e Saulo para a missão, por Cesare Mariani (1826-1901), na Basílica Papal de São Paulo Extramuros (Roma, Itália) |
Hoje a igreja lembra o apóstolo São Barnabé. Separamos um pequeno trecho de Lutero sobre a salvação pela fé, independente da lei, experimentada e testificada por Barnabé:
"Paulo associou-se a duas testemunhas, Barnabé e Tito. Barnabé foi o companheiro de Paulo quando pregava entre os gentios a respeito da liberdade da lei. Era, também, uma testemunha de tudo o que Paulo fizera. Ele vira que o Espírito Santo fora dado aos gentios incircuncisos e não sujeitos à lei de Moisés tão somente pela pregação da fé em Cristo. E só ele manteve com Paulo o princípio de que não era necessário impor a lei aos gentios, mas que era suficiente que cressem em Cristo. Por isso, pela própria experiência, juntamente com Paulo, testificava contra os judeus, zelosos da lei, que somente pela fé em Cristo, independentemente da lei e da circuncisão, os gentios se tornariam filhos de Deus e se salvariam. Tito não era apenas cristão, mas, também, arcebispo, a quem Paulo confiou a tarefa de organizar as igrejas em Creta, segundo Tt 1[.5]. E ele fora um gentio, etc."
- Bem-aventurado Martinho Lutero (1483-1546), doutor e reformador da igreja (Comentário da Epístola aos Gálatas, cap. 2 (1535), disponível em Obras Selecionadas Vol. 10: Interpretação do Novo Testamento - Gálatas - Tito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário