03/10/2022

ORAR EM FAVOR DE TODOS

 


A I Epístola de S. Paulo a Timóteo 2: 1-4
O Evangelho de nosso Senhor segundo S. Mateus 5: 43-45

Neste mês nosso país está vivendo mais um período de Eleições – eleições muito importantes que delineiam os rumos de nossos estados e de nossa nação. Porém, infelizmente e com imensa tristeza, constatamos que a cada evento como este – que deveria ser uma festa democrática – o que mais se enxerga é o ódio, a calúnia, a falta de respeito e o desejo para que o outro seja prejudicado. Por tudo isso, é oportuno que ouçamos com bastante atenção as inspiradas e preciosas palavras do Apóstolo Paulo registradas em sua I Epístola a Timóteo: “Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas” (1Timóteo 2:1). Ou seja, antes de qualquer palavra de ódio, antes de qualquer repúdio, antes de qualquer desejo mal e antes de qualquer rancor pelo adversário e por aquele que pensa diferente, o Apóstolo pede a vocês que são cristãos, servos do Senhor e parte de sua Igreja, que orem em favor de todas as pessoas, e não somente em favor das que lhe convém!

 

E orar em favor de todas as pessoas significa exatamente isso: orar em favor de todos, sem exceção, sejam eles cristãos ou incrédulos, amigos ou inimigos, partidários ou contrários. Afinal, no que diz respeito a atitude cristã de orar, aquilo que Jesus ensinou a respeito desta prática, deste fruto da fé, e que nós obeservamos no Evangelho segundo S. Mateus 5, precisa ser levado a sério: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (S. Mateus 5: 43-45).

 

A oração cristã não é o momento de fazer acepção, e justamente, por isso, o Apóstolo segue sua exortação, dizendo: “Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito” (1Timóteo 2:2). Assim, trazendo estas palavras para a nossa realidade atual, orem por todos os governantes, independentemente de quais foram ou serão eleitos, pois todos eles, em virtude de seu ofício, merecem honra e respeito. Além disso, orem por todos os que governam para que eles possam desempenhar bem e dignamente o seu ofício, pois isso trará benefícios também para vocês, que são cristãos, como parte da sociedade. Afinal, um governo civil estável permite que vocês e todos os cristãos possam levar adiante as suas vocações sem obstáculos ou grandes perseguições. Ainda, é preciso lembrar que mesmo um governante que seja ruim aos nossos olhos e que não esteja realizando bem seu trabalho, necessita também ser alvo de nossas orações, para que se arrependa e cumpra o seu dever, ou então, para que possa dar lugar a outro, de acordo com a boa e santa vontade de Deus.

 

            Acima de tudo isso, porém, orem em favor de todas as pessoas, inclusive em favor de todos os governantes, porque “isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador” (1Timóteo 2:3). Ou seja, orar é um mandamento de nosso Senhor, e ele se agrada quando colocamos em orações todos aqueles que estão ao nosso redor, bem como todos aqueles que nos governam, mesmo que estes não sejam para nós, as melhores ou as mais adequadas pessoas para tais funções.

 

Infelizmente, em nossos dias, é mais fácil desejar o mal, está muito mais na moda protestar contra o outro, e é mais politicamente correto defender exclusivamente a sua própria felicidade, em detrimento de seu próximo. Entretanto, a Palavra de nosso Deus, por meio do seu Apóstolo, como observamos na I Epístola a Timóteo, está admoestando os cristãos: antes dos desejos maus, orem pelo seu semelhante, independente de ele ter ou não ter a mesma ideologia de vida que você; antes de protestar contra tudo e todos, orem por aqueles que governam, independente se vocês os consideram amigos ou inimigos, para que eles possam exercer bem o seu ofício; e por fim, antes de defender exclusivamente a sua própria felicidade, orem também pela felicidade do outro, para que vocês não sejam pessoas tão solitárias que logo não terão mais motivos para alegria, mas sim que vocês possam viver em uma sociedade mais feliz, mais respeitosa e mais justa!

 

A minha oração é para que nosso Senhor abençoe esse período que estamos vivendo em nosso país! Que haja paz e tranquilidade! E que assim, cada um de nós possamos, movidos e conduzidos pelo Espírito Santo, exercer a cidadania não como quaisquer pessoas, mas como cristãos, que votam, torcem, oram e esperam pelo bem não somente de nós mesmos ou daqueles que gostamos ou admiramos, mas sim, de todas as pessoas!

 

Amém!

 

Rev. Helvécio J. Batista Jr.
Naviraí/MS – 2022 AD

Contatos:
rev.helveciojr@gmail.com
@rev_helveciojr


Nenhum comentário:

Postar um comentário