30/11/2022

I DOMINGO NO ADVENTO + Uma Pregação

 


O Evangelho segundo São Mateus 21. 1-9


Quem é o Rei da Glória?” (Salmo 24:8). Quem é esse para quem se levantam os “portais eternos?” (Salmo 24:9). “Quem é esse Rei da Glória?” (Salmo 24:10).

Escreve o Profeta Jeremias: “Eis que vem dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo Justo; e, como Rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a Justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro” (Jeremias 23: 5-6).

O Antigo Testamento, conforme a Profecia de Jeremias, aponta para este Rei da Glória como sendo o Descendente de Davi, aquele que vem para o seu povo, agindo com Sabedoria, executando a Justiça e trazendo Salvação!

Quando Jesus Cristo está entrando na cidade de Jerusalém, conforme ouvimos no Santo Evangelho para este dia, “as multidões, tanto as que iam adiante dele como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o quem vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (S. Mateus 21:9). Ou seja, o povo vê Jesus como aquele que vem do Senhor, que é Descendente de Davi e que salva. Afinal, o clamor “hosana” é um clamor por Salvação.

Quem é, portanto, o Rei da Glória, que entra pelos portais eternos em nossa história, em nosso mundo e em nossa vida?

É “o SENHOR dos Exércitos” (Salmo 24:10) diz o salmista; é o “SENHOR, Justiça nossa” (Jeremias 23:6), como escreve o profeta Jeremias; é o “Filho de Davi”, aquele que “vem em nome do Senhor” (S. Mateus 21.9), como clama a multidão, na entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, em meio aos “hosanas”.

Este “SENHOR dos Exércitos”, portanto, é aquele que deixa sua majestade e vem em humildade e singeleza, para salvar. Ele é a “Justiça nossa” que desce dos céus, se encarna pelo Espírito Santo na abençoada virgem Maria, é feito homem e realiza pelo ser humano aquilo que jamais o ser humano poderia fazer. Ele é o “Filho de Davi”, que ao realizar a sua Obra Redentora, responde aos nossos “Hosanas” com a conquista da Salvação.

Por tudo isso, ensina e admoesta o Apóstolo Paulo: “A nossa Salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos” (Romanos 13:11). Portanto, “deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da Luz” (Romanos 13:12). Em outras palavras, “revistam-se do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 13.14) – o Rei da Glória que executa a Justiça e traz a Salvação.

Quem é o Rei da Glória? É o Senhor, a Justiça nossa, aquele que vem para salvar! E este é Jesus Cristo! Agora que sabem disso, sejam, pois, revestidos dele.

Mas como isso ocorre? Ora, vivendo uma vida de arrependimento e perdão que, na prática, é uma vida que repousa na Palavra e nos Sacramentos que ele mesmo instituiu por nós.  Afinal, este Rei da Glória que já veio e realizou a obra da Salvação por nós, também continua vindo a nós hoje por meio da Pregação e do Ensino da Palavra, por meio do Santo Batismo, da Santa Absolvição e da Santa Ceia! E é somente através destes Meios da Graça de Deus que podemos verdadeiramente reconhecer este Rei, sermos abençoados e abraçados por ele, e também sermos preparados, desde agora, para a sua vinda final, no último Dia.

Há quase dois mil anos, o Rei da Glória se encarnou pelo Espírito Santo e veio a nós para conquistar a Salvação em nosso favor; hoje este mesmo Rei da Glória continua vindo a nós na sua Santa Palavra e nos seus Santos Sacramentos para entregar os benefícios desta Salvação a cada um de nós e nos fortalecer nela; e no último dia, este Rei da Glória novamente virá – e ai sim, em toda a sua majestade e poder – para nos conceder a plenitude de vivermos e desfrutarmos eternamente desta Salvação conquistada e concedida por ele, Jesus Cristo, o Filho de Davi, o que vem em nome do Senhor, a Justiça nossa, o Senhor dos Exércitos, o Rei de toda a Glória!

Amém!

 

Rev. Helvécio José Batista Júnior
I Domingo no Advento


Nenhum comentário:

Postar um comentário