A Entrada em Jerusalém, por Willem van Herp (1614-1677) |
Jeremias 33.14-16
Salmo 25.1-10
1 Tessalonicenses 3.9-13
Lucas 19.28-40 ou Lucas 21.25-36
O Senhor Jesus vem em humildade para nos redimir
O tempo do Advento enfoca a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e este primeiro domingo estabelece este tema para o restante do período. O Filho de Deus veio há muito tempo para ser nosso Salvador, para ser “um Renovo de justiça” brotado de Davi (Jr 33.15). Assim como Ele entrou em Jerusalém, montado em um jumentinho para se sacrificar pelos pecados do mundo (Lc 19.28-40), assim também Ele vem hoje à sua Igreja na humildade da Palavra e Sacramento para conceder os frutos da sua Paixão: o perdão dos pecados e a vida eterna. Ele nos absolve e fortalece nosso coração “em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai” (1 Ts 3.13). O mesmo Senhor Jesus, que entrou em Jerusalém e que agora vem a nós em paz, voltará com poder e grande glória no Último Dia. Então haverá “angústia entre as nações em perplexidade” e “pessoas desmaiarão de terror”. Mas, enquanto esperamos aquele grande e terrível dia, Ele nos convida a descansar nele em segurança: “Levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque redenção de vocês se aproxima”(Lc 21.25, 26, 28).
ORAÇÃO DO DIA:
Senhor Jesus, pedimos que venhas com o teu poder para que sejamos libertados dos nossos pecados, que ameaçam nos separar de ti, e salvos por tua poderosa libertação, pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano: lecionários (Editora Concórdia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário