28/10/2015

Festa de S. Simão e S. Judas, Apóstolos

“Cristo chamando seus primeiros discípulos” (1839) Adam Brenner (1800–1891)
Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu guias e mestres para o mundo inteiro, e “dispensadores dos mistérios divinos” (1 Co 4.1). Ordenou-lhes que brilhassem e iluminassem como archotes não só no país dos Judeus…, mas por toda a parte debaixo do sol, para os homens que habitem sobre toda a superfície da terra. É, portanto, verdadeira esta palavra de S. Paulo: “Ninguém atribui esta honra a si mesmo; recebemo-la por apelo de Deus” (Hb 5.4) …
Se ele achava que devia enviar os seus discípulos como o Pai o tinha enviado a ele (Jo 20.21), era necessário que estes, chamados a ser seus seguidores, descobrissem a que tarefa tinha o Pai enviado o Filho. Por isso nos explicou de diversas maneiras o caráter da sua própria missão. Disse um dia: “Não vim chamar os justos, mas os pecadores, para que eles se convertam” (Lc 5.32). E também: “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6.38). E de outra vez: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para o julgar, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3.17).
Resumia em algumas palavras a função dos apóstolos, dizendo que os tinha enviado como o Pai o tinha enviado a ele: saberiam assim que lhes competia chamar os pecadores a se converterem, cuidar dos doentes, corporal e espiritualmente; nas suas funções de dispensadores, não procurar de modo algum fazer a sua própria vontade mas a vontade daquele que os tinha enviado; a fim de salvarem o mundo na medida em que ele aceitar os ensinamentos do Senhor.

-- São Cirilo de Alexandria (380-444), pastor e confessor (Comentários sobre o evangelho de João)

Nenhum comentário:

Postar um comentário