28/10/2015

Festa de São Simão e São Judas, Apóstolos – 28 de outubro

Nas listas dos doze apóstolos (Mt 10.2-4, Mc 3.16-19, Lc 6.14-16, At 1.13), a décima e décima primeira posição são ocupadas por Simão, o Zelote (ou “Cananeu”) e Judas (não o Iscariotes, mas “de Tiago”), que era possivelmente também conhecido como Tadeu. De acordo com a tradição cristã primitiva, Simão e Judas viajaram juntos como missionários para a Pérsia, onde foram martirizados. De uma certa forma, esta é a provável razão para estes dois apóstolos serem comemorados no mesmo dia.

São Simão (1611) de Peter Paul Rubens (1577–1640)
 Simão não é mencionado no Novo Testamento a não ser nas listas dos doze apóstolos. Consequentemente, ele é lembrado e honrado por causa de seu ofício, e assim apresenta-se diante de nós em nome e lugar de Cristo Jesus, nosso Senhor – na eternidade, assim como em sua vida e ministério terreno. Rendemos graças a Deus pelo chamado e envio de Simão, juntamente com Judas e todos os apóstolos, para pregar e ensinar o Santo Evangelho, proclamar o arrependimento e o perdão, e batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Jo 4.1-2; Mt 10; 28.16-20; Lc 24.46-49).

São Judas (c. 1609/10) de José de Ribera (1591–1652)
Judas aparece no Evangelho de João (14.22) na noite da traição de nosso Senhor e no início de sua Paixão, perguntando a Jesus por que razão ele deveria se manifestar aos discípulos e não ao mundo. A resposta que Jesus dá a esta pergunta é a ênfase pertinente para este dia festivo: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14.23). Seguramente, tanto Judas quanto Simão exemplificaram, na vida e na morte, seu amor por Jesus e sua fé na Palavra. Nós não apenas somos assim fortalecidos em nossa fé e vida cristã com o exemplo deles, mas somos, acima de tudo, encorajados pela fidelidade do Senhor em manter sua promessa de levá-los para fazer morada junto dele no céu. Lá eles vivem com Ele para sempre, onde devemos nos juntar a eles algum dia.

Cor litúrgica: Vermelha

LEITURAS:


† Antigo Testamento: Jeremias 26.1-16
† Salmo: Salmo 43 (antífona vers. 5b)
† Epístola: 1 Pedro 1.3-9
† Santo Evangelho: S. João 15. (12-16) 17-21


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, tu escolheste os teus servos Simão e Judas para serem enumerados na gloriosa companhia dos apóstolos. Assim como eles foram fiéis e zelosos em sua missão, assim também possamos nós, com ardente devoção, tornar conhecido o amor e a misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House​, 2008. p. 857)

Nenhum comentário:

Postar um comentário