Quinta de Endoenças e parte 6/6 Jornada cristã através do Catecismo Menor e do Catecismo Maior
Catecismo maior sobre o Sacramento do Altar
Instituição da Santa Ceia na Redeemer Lutheran Church http://redeemer-fortwayne.org/ |
No Catecismo
Maior, Lutero trata a Santa Ceia como alimento, como medicamento e como
antidoto. Para enfatizar cada ponto, destacarei uma frase que o reformador
escreveu.
A Santa Ceia como
alimento da alma: “É com razão que se
chama alimento da alma, que nutre e fortalece o novo homem. Pelo batismo
nascemos de novo. Todavia, como foi dito, permanece no homem, não obstante, a velha
pele, em forma de carne e sangue (488, #23)”
Lutero considera a
Santa Ceia como remédio para alma, Catecismo Maior p, 493, 68: Como medicamento: “De
forma nenhuma se há de considerar o sacramento como se fosse prejudicial, da
qual cumprisse fugir, mas como medicina inteiramente salutar e consoladora, que
te ajuda e te dá vida, tanto na alma quanto no corpo. Porque onde está
restaurada a alma, aí também está auxiliado o corpo.
Lutero considera,
no Catecismo Maior, o Santíssimo Sacramento do Altar como um antidoto (CM p.
493, 70): “Aqueles, porém, que sentem
sua fraqueza, e dela gostariam de ver-se livres, e desejam o auxílio,
cumpre-lhes que considerem e utilizem o sacramento unicamente como precioso
antídoto contra o veneno que tem consigo. Pois aqui deves receber, no
sacramento, perdão dos pecados da boca de Cristo, perdão que encerra em si e
traz consigo a graça e o Espírito de Deus, juntamente com todos os seus dons,
proteção, defesa e poder contra a morte e o diabo e toda desgraça.”
Catecismo Menor sobre o Sacramento do Altar
PRIMEIRO: Que é o
Sacramento do Altar? É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo
para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós cristãos, como Cristo
mesmo o instituiu.
Onde está escrito
isso? Assim escrevem os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e o apóstolo
Paulo: "Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão
e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai,
comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. A
seguir, depois de cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, deu-lho
dizendo: Bebei dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue,
derramado em favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes
que o beberdes, em memória de mim."
SEGUNDO: Que proveito há neste
comer e beber? Isto nos indicam as palavras: "Dado e derramado em favor de
vós para remissão dos pecados". Por estas palavras nos são dadas no
sacramento remissão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há remissão dos
pecados, há também vida e salvação.
TERCEIRO: Como pode o ato físico do
comer e beber efetuar tão grandes coisas? O comer e o beber, em verdade, não as
podem efetuar, mas sim as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para
a remissão dos pecados". Estas palavras, juntamente com o comer e o beber,
são a coisa principal no sacramento. E o que crê nestas palavras, tem o que
elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.
QUARTO: Quem recebe dignamente
este sacramento? Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa
disciplina externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem
fé nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos
pecados". Aquele, porém, que não crê nestas palavras ou delas duvida, é
indigno e não está preparado, pois as palavras "por vós" exigem
corações verdadeiramente crentes.
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