24/03/2016

Endoenças e Parte 6/6 da jornada do Catecismo


Quinta de Endoenças e parte 6/6 Jornada cristã através do Catecismo Menor e do Catecismo Maior


Vídeo sobre o Sacramento do Altar: Santa_Ceia_01 e Santa_Ceia_02

  Catecismo maior sobre o Sacramento do Altar
Instituição da Santa Ceia na
Redeemer Lutheran Church
http://redeemer-fortwayne.org/
No Catecismo Maior, Lutero trata a Santa Ceia como alimento, como medicamento e como antidoto. Para enfatizar cada ponto, destacarei uma frase que o reformador escreveu.
A Santa Ceia como alimento da alma: “É com razão que se chama alimento da alma, que nutre e fortalece o novo homem. Pelo batismo nascemos de novo. Todavia, como foi dito, permanece no homem, não obstante, a velha pele, em forma de carne e sangue (488, #23)
Lutero considera a Santa Ceia como remédio para alma, Catecismo Maior p, 493, 68: Como medicamento: “De forma nenhuma se há de considerar o sacramento como se fosse prejudicial, da qual cumprisse fugir, mas como medicina inteiramente salutar e consoladora, que te ajuda e te dá vida, tanto na alma quanto no corpo. Porque onde está restaurada a alma, aí também está auxiliado o corpo.
Lutero considera, no Catecismo Maior, o Santíssimo Sacramento do Altar como um antidoto (CM p. 493, 70): “Aqueles, porém, que sentem sua fraqueza, e dela gostariam de ver-se livres, e desejam o auxílio, cumpre-lhes que considerem e utilizem o sacramento unicamente como precioso antídoto contra o veneno que tem consigo. Pois aqui deves receber, no sacramento, perdão dos pecados da boca de Cristo, perdão que encerra em si e traz consigo a graça e o Espírito de Deus, juntamente com todos os seus dons, proteção, defesa e poder contra a morte e o diabo e toda desgraça.

Catecismo Menor sobre o Sacramento do Altar

     PRIMEIRO: Que é o Sacramento do Altar? É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós cristãos, como Cristo mesmo o instituiu.
Onde está escrito isso? Assim escrevem os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e o apóstolo Paulo: "Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice e, tendo dado graças, deu-lho dizendo: Bebei dele todos; porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós para remissão dos pecados; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim."
SEGUNDO: Que proveito há neste comer e beber? Isto nos indicam as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Por estas palavras nos são dadas no sacramento remissão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há remissão dos pecados, há também vida e salvação.
TERCEIRO: Como pode o ato físico do comer e beber efetuar tão grandes coisas? O comer e o beber, em verdade, não as podem efetuar, mas sim as palavras: "Dado e derramado em favor de vós para a remissão dos pecados". Estas palavras, juntamente com o comer e o beber, são a coisa principal no sacramento. E o que crê nestas palavras, tem o que elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.

QUARTO: Quem recebe dignamente este sacramento? Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa disciplina externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas palavras: "Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados". Aquele, porém, que não crê nestas palavras ou delas duvida, é indigno e não está preparado, pois as palavras "por vós" exigem corações verdadeiramente crentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário