19/03/2016

São José, exemplo de cristão, trabalhador, marido e pai


"O Sonho de São José" (c. 1773/1774), Anton Raphael Mengs (1728–1779)

 Hoje, 19 de março, luteranos e cristãos de outras confessionalidades lembram de São José, marido de Santa Maria e tutor de Nosso Senhor. O diferencial que os confessores luteranos há 500 anos atrás diziam haver entre eles e os adversários na veneração aos santos, é claramente notado na coleta (Oração do Dia) para esta festividade.

A coleta na igreja luterana pede a Deus, por intermédio de Jesus Cristo, que nos conceda a graça de seguirmos o exemplo de fidelidade e vocação de José: "Todo-poderoso Deus, que da família de teu servo Davi fizeste nascer a José para ser o tutor do teu Filho encarnado e o marido de sua mãe, Maria. Concedei-nos a graça de seguir o exemplo deste trabalhador fiel em ouvir teus conselhos e obedecer a teus mandatos; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre." Tudo conforme nos ensina a Confissão de Augsburgo, em estrito acordo com as Santas Escrituras: "A respeito da veneração aos santos os nossos ensinam que se deve guardar a sua memória, a fim de que se fortaleça a nossa fé, quando vemos, de que modo obtiveram a graça e, igualmente, como receberam auxílio por sua fé; da mesma forma ensinam que as suas boas obras nos sirvam de exemplo, permanecendo cada qual em sua vocação.” (Artigo 21 da Confissão de Augsburgo).

Neste dia, a coleta na igreja romana pede: "Que os méritos, Senhor, do esposo de vossa Mãe Santíssima nos sirvam de arrimo, a fim de que a sua intercessão nos obtenha o que nosso próprio esforço não pode. Vós que viveis e reinais na unidade do Espírito Santo de Deus." Ou ainda: "Deus todo-poderoso, pelas preces de são José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." A respeito disso, a Apologia da Confissão ensina: "Mesmo supondo que os santos orem sempre muito pela Igreja, isso não quer dizer que eles devem ser invocados; embora a nossa Confissão afirma só isso, que a Bíblia não ensina a invocação dos santos, ou que peçamos ajuda aos santos. Mas já que nem preceito, nem promessa, nem exemplo pode ser produzido a partir das Escrituras, no que diz respeito à invocação dos santos, conclui-se que a consciência não pode ter nada de certo a respeito desta invocação." Segue ainda: "... os adversários não só requerem a invocação no culto dos santos, mas também aplicam os méritos dos santos em favor de outros, e fazem dos santos não só intercessores, mas também propiciadores [mediadores de redenção]. Isto de modo algum deve ser tolerado. Pois aqui a honra pertencente unicamente a Cristo é completamente transferida para os santos." (Artigo 21 da Apologia da Confissão de Augsburgo).

Por isso, nós luteranos, ao festejarmos este dia, nada mais buscamos em São José a não ser seu exemplo de fé, de servo de Deus que fez tudo como o anjo do Senhor ordenou: “Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus” (Mateus 1.24-25 ARA). Por isso também pedimos a Deus neste dia que, a exemplo de José, ele nos conceda a graça de também "ouvir teus conselhos e obedecer a teus mandatos". Também buscamos na vida de São José, seu exemplo de trabalhador, esposo e pai fiel, a fim de fortalecermos nossa vocação no trabalho e no lar, agindo sempre de maneira justa e honesta, ouvindo atentamente os conselhos de Deus e seguirmos o caminho que ele nos aponta. É justamente isso que esta data também quer apontar, especialmente quando neste mesmo dia se comemora em Portugal o dia dos Pais, lembrando esta nobre vocação que Deus entregou a muitos homens, olhando o exemplo de São José, que mesmo diante de inúmeras adversidades assumiu uma paternidade arriscada aos olhos da sociedade. 

Todos nós somos santos, mediante o batismo, mas quando olhamos para a vida de um santo que se destacou no passado, cuja vida está relatada nas Santas Escrituras, nas hagiografias e nos livros de mártires, nossos olhos pousam sobre a ação de Deus na vida do santo que celebramos. Nesta perspectiva veremos que o mesmo Deus que agiu na vida daquele cristão no passado é o mesmo Deus que está agindo na nossa vida hoje! O mesmo Deus que fortaleceu e deu direção à José em meio a tantas tribulações é o mesmo Deus que hoje te fortalece e quer orientar teus passos. Por isso Deus sempre nos convida a olhar para o passado e ao redor. Por isso na Bíblia Deus sempre repete que é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Por isso ele pede para contemplarmos a natureza ao nosso redor, os passarinhos e as flores do campo. Por isso Deus nos convida a olhar para a "tão grande nuvem de testemunhas" que nos rodeia e assim tenhamos nossa fé fortalecida para continuar com paciência a carreira que nos está proposta. 

Que o bondoso Deus abençoe neste dia todos os cristãos que sofrem as tribulações da vida, especialmente maridos, pais e trabalhadores que vivem o desafio de viver sua vocação com coragem, honestidade e fidelidade aos princípios do Senhor!

Um comentário: