07/03/2016

Parte 4/6 Jornada cristã através do Catecismo Menor e do Catecismo Maior



Parte 4/6
Santo Batismo




Ler também a seguinte publicação: Batismo de Jesus


Catecismo maior sobre o Batismo
Já falamos sobre os Mandamentos, sobre o Credo e sobre o Pai-Nosso. Além dessas, ainda importa falar dos nossos dois sacramentos, instituídos por Cristo. Cumpre tenha cada cristão pelo menos uma instrução geral e breve sobre eles, visto sem eles não ser possível que haja cristão. Em primeiro lugar trataremos do Batismo, pelo qual de início somos recebidos na cristandade.
Em primeiro lugar, é preciso que se conheçam bem, antes de tudo, as palavras em que está fundamentado o batismo e com os quais se relaciona tudo quanto se há de dizer sobre ele, a saber, onde Cristo, o Senhor diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Em Marcos, também no último capítulo: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
Nestas palavras deves notar em primeiro lugar que aqui temos o mandamento e a instituição de Deus. Não se duvidará, pois, que o batismo é coisa divina e não invento humano. Pois assim como posso dizer que nenhum homem pensou em sua cabeça os Dez Mandamentos, o Credo e o Pai Nosso, que, ao contrário, o próprio Deus revelou e deu, da mesma posso exaltar o fato de que o batismo não é brincadeira de homens, senão que é instituído pelo próprio Deus. O mais importante é que considere o batismo coisa excelente, gloriosa e excelsa.
Umas das belas frases de Lutero sobre batismo, Lutero afirma: “Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus. Por isso, ainda que levado a efeito pelas mãos do homem, não obstante é verdadeiramente obra de Deus mesmo.” Em outro momento, Lutero diz: “Porque o cerne da água batismal é a Palavra ou mandamento de Deus, e o nome de Deus, tesouro maior e mais nobre que céus e terra.
Lutero ainda diz que o batismo é totalmente distinto de água comum, pois, “adiciona algo mais nobre. Pois o próprio Deus aqui empenha a sua honra e nela põe a sua força e poder. Por isso não é apenas água natural, porém água divina, celeste, santa e bendita. Tudo em virtude da Palavra, que é palavra divina e santa.

Catecismo Menor sobre o Batismo
P  Primeiro: Que é o batismo?
C O batismo não é apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à palavra de Deus.
P Qual é esta palavra de Deus?
C_É a que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Mateus: "Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
P  Segundo: Que dá ou aproveita o batismo?
C Opera a remissão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a quantos creem, conforme dizem as palavras e promessas de Deus.
P Quais são estas palavras e promessas de Deus?
C São as que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Marcos: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."
P Quais são estas palavras e promessas de Deus?
C São as que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Marcos: "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado."
P Terceiro: Como pode a água fazer coisas tão grandes?
C A água, em verdade, não as faz, mas a palavra de Deus que está unida à água, e a fé que confia nesta palavra de Deus unida com a água. Pois sem a palavra de Deus, a água é simples água e não batismo. Mas com a palavra de Deus a água é batismo, isto é, água de vida, cheia de graça e um lavar de renascimento no Espírito Santo, como diz Paulo na carta a Tito: "(Deus) nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra.“
P Quarto: Que significa este batizar com água?
C Significa que o velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente.
P Onde está escrito isto?

C Paulo diz em Romanos, capítulo sexto: "Fomos sepultados com Cristo na morte, pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."



Nenhum comentário:

Postar um comentário