11/07/2016

Calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus: semelhança e diferença.

Calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus: semelhança e diferença. 


Mensagem apresentada na Hora Luterana, Rádio Antena Sul. Este programa ocorre todo domingo às 8:00 sob a responsabilidade do Distrito Campos Gerais da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil. 
Bom dia caro ouvinte, que bom poder chegar mais um dia ao vosso lar e poder trazer uma mensagem especial da parte de Deus. Do meu lado, está o Adãozinho e começo fazendo uma pergunta para ele: Adaozinho, você já ouviu falar da famosa calçada da fama que fica em  Hollywood, Califórnia, Estados Unidos,?
Eu já ouvi falar, é um lugar bem famoso e muito visitado. Você tem alguma noção de qual é a proposta desta calçada? A ideia seria perpeturar o nome de celebridades de Hollywood.
 Mas não é somente em Hollywood que nós temos uma calçada da fama. Existe uma calçada da fama dentro da Bíblia Sagrada. Ouvinte, você sabe onde está localizado a calçada da fama da Bíblia? Se a sua Bíblia estiver perto de ti, gostaria de convidá-lo a abrir num livro chamado de Hebreus, capítulo 11, versículo 1. Se por qualquer motivo, você não estiver com sua Bíblia próxima, peço que preste atenção da leitura que Adaozinho vai fazer narrando a calcaçada da fama da Bíblia.
1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2 Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus.  3É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. / 4 Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala. / 5 Foi pela fé que Enoque escapou da morte. Ele foi levado para Deus, e ninguém o encontrou porque Deus mesmo o havia levado. As Escrituras Sagradas dizem que antes disso ele já havia agradado a Deus. / 6 Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.
A leitura de Hebreus foi até o sexto versículo, no entato, a lista da calçada da fama de Deus é bem mais extensa do que estes seis versículos, pois, a lista de famosos vai até o versículo 40. Será que existe semelhança entre as duas calçadas? Será que existe diferença entre a calçada da fama de Hollywood e a calçada da fama de Deus?
Talvez uma semelhança é que as duas falam de pessoas que foram importantes, seja no cinema de Hollywood ou na calçada da fama da Bíblia. É verdade, taí uma boa semelhança, estamos falando de pessoas importantes. Mas o mais importante é diferença entre estas duas calçadas.
A lógica da calçada de Hollywood é bem clara, se você é uma celebridade que muito fez pela produção de Hollywood, teu nome estará na calçada a fim de ser  lembrado. A calçada da fama de Deus neste quesito é bem diferente, pois, o ponto não está naquilo que pessoa lembrada fez, mas sim em quem ela depositou a sua confiança.
Um aspecto relevante da leitura dos famosos de Deus é a repetição da palavra fé. Ela aparece, pelas minhas contas, 28 vezes em Hebreus 11, ou seja, uma palavra importante para dentro da calçada da fama de Deus.
Fé é o único critério que temos para poder participar da calçada da fama de Deus. E isto está muito bem claro no texto que o Adãozinho vai reler para nós: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.”
A palavra fé, atualmente, é muito usada, alguns já vão dizer que o importante é ter fé, não importa no que se confia. Não isto que o capítulo 12 de Hebreus nos indica. O capítulo 12, nos diz que estes grandes homens da fé são testemunhas para cada um de nós e nos faz dois convites: deixar o que nos atrapalha e conservermos os nossos fixos em Jesus.
Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. / 2 Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.
Fé é realmente uma palavra muito importante, mas fé em Jesus Cristo, pois é por meio de Cristo que a nossa fé começa e é Cristo que a aperfeiçoa. Eu tenho fé, confio em Jesus Cristo e meu nome não está na calçada da fama de Hebreus.
Seria meio complicado escrever o nome de todos os cristãos, de todos os tempos e de todos os lugares, na calçada da fama de Hebreus, mas existe uma outra calçada da fama de Deus que nós não vemos, na verdade é o livro da fama. Quem tem seu nome anotado neste livro está bem e feliz, não somente enquanto viver neste mundo, mas especialmente na eternidade. Todos que tiverem seus nomes no livro da fama chamado livro da vida, viverão eternamente ao lado de Deus.
Caro ouvinte, você gostaria de participar deste livro da fama de Deus? Só uma coisa é necessária: Tenha fé naquilo que o Deus Triúno fez para te salvar. No Deus Pai que criou todas coisas; Em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, que morreu na cruz por ti e por mim. E no Espírito Santo, Senhor e doador da vida.
Confie neste Deus de amor e de graça, pois, “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Amém.

Ao mundo Deus assim amou / Que o Filho amado nos mandou. / Quem nele crer de coração / Terá eterna salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário