26/07/2016

Feliz dia dos Avós

Os avós são pessoas especiais na vida de todos e desfrutam de um afeto peculiar dos netos por suas atitudes acolhedoras, por vezes mais permissivas que a dos pais. Mas os avós também têm também uma relevância muito grande na fé de seus netos. Assim, vemos nas Escrituras que São Paulo elogia o jovem Timoteo pela sua fé, a qual herdou de sua mãe Eunice e sua avó Loide. O pregador luterano ortodoxo Valerius Herberger (1562-1627) escreveu certa vez, com razão, que “Timóteo aprendeu o catecismo de sua avó”.

O Dia dos Avós no calendário civil é comemorado em 26 de julho pois, no mesmo dia, no calendário litúrgico, também é comemorado o Dia de Santa Ana, avó de Jesus Cristo.

De acordo com a tradição cristã, Ana é mãe da Virgem Maria. Santa Ana não é mencionada nos evangelhos canônicos, mas um escrito do século II conta a história de Maria e seus pais, assemelhando-se à história de Ana, mãe de Samuel (1 Sm 1.1-28).

“Santa Ana ensinando a Virgem a ler” (1655), Bartolomé Esteban Murillo (1617–1682)

Esta comemoração no calendário festivo da igreja latina vem de longa data. Entre os cristãos gregos a comemoração é no dia anterior, em 25 de Julho. Entre os luteranos, a avó de Jesus também é lembrada no dia 26 de julho. A comemoração de Ana é registrada no Martyrologium [1] [2], calendário santoral de Wilhelm Loehe (1808-1872), publicado na Alemanha em 1868. Loehe é um dos pais do luteranismo confessional na América do Norte e um dos maiores incentivadores na formação do ramo luterano a que pertence a IELB. Loehe serviu como pastor na igreja de Neuendettelsau, de 1837 até sua morte.


Wilhelm Loehe, pai do Luteranismo Confessional

Martyrologium: 26 de julho - Ana, avó de Jesus

Calendário Santoral de Wilhelm Loehe

Um comentário: