16/07/2016

Comemoração de Rute – 16 de julho

Rute, por Alexandre Cabanel (1823-1889)

Neste dia a Igreja Luterana comemora e rende ações de graças a Deus por sua filha Rute, uma estrangeira na genealogia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Rute de Moabe, personagem do livro bíblico que leva seu nome, é um exemplo inspirador da graça de Deus. Embora ela fosse uma moça estrangeira, Deus fez dela a bisavó do Rei Davi (Rute 4.17) e, consequentemente, uma antepassada do próprio Jesus (S. Mateus 1.5). A fome em Israel levaram Elimeleque e Naomi a emigrar de Belém para o país vizinho de Moabe com seus dois filhos Malom e Quiliom. Os filhos casaram com mulheres moabitas, Orfa e Rute, mas após cerca de dez anos, Elimeleque e seus filhos morreram (Rute 1.1-5). Naomi então decidiu voltar para Belém e pediu que suas noras voltassem para suas famílias. Orfa atendeu a Naomi mas Rute se recusou, respondendo com as comoventes palavras: “para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus” (Rute 1.16). Após Rute chegar a Belém, Boaz, um parente próximo de Elimeleque, concordou em ser o “redentor” de Rute (Rute 3.7-13; 4.9-12). Ele a tomou como sua esposa, e Rute deu à luz Obede, avô de Davi (Rute 4.13-17), preservando, assim, a semente messiânica. A bondade de Rute e sua lealdade altruísta para com Naomi – e sua fé no Deus de Noemi – resultou em louvor a Deus por sua misericordiosa escolha de um modo inesperado.

ORAÇÃO DO DIA:
 
Deus fiel, tu prometeste preservar o teu povo e salvar a tua herança, usando vasos pouco prováveis e inesperados na extensão da genealogia que traria o nascimento de teu bendito Filho. Concede-nos a lealdade de Rute e sua confiança no Deus único e verdadeiro, para que nós também possamos te honrar através de nossa submissão e respeito, e sermos contados entre teu povo escolhido, pela graça de Jesus Cristo, nosso Senhor, e do Espírito espírito, que reina contigo, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário