29/09/2016

São Miguel e todos os anjos/ 29 de setembro 2016



 Hoje, dia 29 de setembro, a igreja cristã celebra o dia de São Miguel e todos os anjos. Honremos a Deus pelos santos anjos, estudando os próprios deste dia. Além das leituras, também contemplaremos o introito, a oração do dia, o gradual e o verso.

Introito do dia é o Salmo 103.20-22 e a antífona é o Salmo 103.1.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra.
Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.
Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no princípio, agora é, e por toso sempre há de ser. Amém

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

Coleta (oração) do dia
Deus eterno, que ordenaste e constituíste o serviço dos anjos e dos homens de modo maravilhoso, concede misericordiosamente que, assim como teus santos anjos sempre te servem e adoram nos céus, da mesma maneira eles possam nos ajudar e defender aqui na terra, de acordo com tua orientação; através de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e rena contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Primeira leitura: Antigo Testamento: Daniel 10.10-14 e 12.1-3
Daniel 10.10-14: 10 Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. / 11 Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. / 12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. /13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. / 14 Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.
Daniel 12.1-3: 1 Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. / 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. / 3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

Gradual com base no Salmo 91.11; 103.1
Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

Segunda leitura: Apocalipse 12.7-12
7 Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; / 8 todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. / 9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. / 10 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. / 11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. / 12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
1.      Opção A: Mateus 18.1-11
Glórias a ti, Senhor
Mateus 18.1-11: 1 Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? / 2 E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. / 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. / 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. / 5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. / 6 Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. / 7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! / 8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. / 9 Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo. / 10 Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste. / 11 [Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.]
Glórias a ti, ó Cristo.

2.      Opção B: Lucas 10.17-20
Glórias a ti, Senhor
Lucas 10.17-20: 17 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! / 18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. / 19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. / 20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.

Glórias a ti, ó Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário