29/09/2016

Festa de São Miguel e Todos os Anjos – 29 de setembro





 
"São Miguel e a queda dos anjos", pintura de Johann Georg Unruhe (1793) na Pfarrkirche St. Michael in Untergriesbach (Alemanha)

† Daniel 10.10-14; Daniel 12.1-3 
† Salmo 91 (antífona vers. 11 ) 
† Apocalipse 12.7-12 
† Mateus 18.1-11 ou Lucas 10.17-20

Cor litúrgica: Branca

O nome do arcanjo São Miguel significa “Quem é como Deus?” Miguel é mencionado no Livro de Daniel (12.1), bem como em Judas (v. 9) e Apocalipse (12.7). Daniel retrata Miguel como o angélico ajudador de Israel que lidera a batalha contra as forças do mal. Em Apocalipse, Miguel e seus anjos combatem e derrotam Satanás e os anjos maus, lançando-os do céu. Sua vitória é possível graças a vitória de Cristo sobre Satanás na sua morte e ressurreição, uma vitória anunciada pela voz no céu: “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo” (Ap 12.10). Miguel é muitas vezes associado com Gabriel e Rafael, os outros anjos principais ou arcanjos que circundam o trono de Deus. A tradição designa Miguel como o patrono e protetor da Igreja, o Novo Israel de Deus, especialmente como o protetor dos cristãos na hora da morte.


ORAÇÃO DO DIA: 

Deus eterno, tu ordenaste e constituíste o serviço dos anjos e dos homens numa ordem maravilhosa. Concede misericordiosamente que, assim como teus santos anjos sempre servem e adoram a ti no céu, igualmente, por tua ordem eles também possam ajudar e nos defender aqui na terra; através de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 768)

Nenhum comentário:

Postar um comentário