12/12/2017

Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950 com o objetivo de celebrar e efetivar os preceitos da Declaração Universal do Direitos Humanos, um marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Em seu livro “Ética de cada dia” o saudoso pastor, professor e teólogo Martim C. Warth destaca a magnitude da Declaração da ONU:

“Diante de tantas tentativas de descobrir o verdadeiro conteúdo da lei natural, é de admirar que a ONU tenha conseguido fazer a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela põe em xeque os excessos filosóficos e propõem uma administração sensata dos valores éticos humanos. Ela engloba todos os sistemas filosóficos, pois pergunta por uma ética formalista (que se orienta pela motivação) e por uma ética teleológica (que verifica os resultados e suas consequências). Dessa forma, atinge os objetivos do 1º uso da lei: preservar o mundo do caos. Embora os governos não reconheçam explicitamente sua função de agentes de Deus, a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos faz com que estejam cumprindo sua função de agentes do reino de Deus dentro de suas possibilidades.”

- Martim Carlos Warth (A ética de cada dia. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. p. 47)

Martim Carlos Warth (1926-2004) foi pastor das Comunidade Cristo e Comunidade Cruz da Igreja Luterana em Porto Alegre e da extensa paróquia de São Leopoldo (que incluía Esteio, Canoas e Niterói), diretor do Seminário Concórdia e Colégio Concórdia em Porto Alegre, diretor dos cursos de Teologia e Filosofia da ULBRA e membro da CIL (Comissão Interluterana de Literatura) e CEOL (Comissão Editorial Obras de Lutero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário