06/06/2018

Bonifácio, apóstolo e missionário dos Povos Germânicos

Ontem, 5 de junho, a Igreja Luterana lembrou São Bonifácio em seu Calendário Santoral.

Seu nome de batismo era Winfrido, nascido por volta do ano 680, no Reino de Wessex (um dos sete reinos anglo-saxões no séc. VI). Por causa de sua intensa obra missionária que levou o Evangelho até o norte da Escandinávia, ficou conhecido como o “Apóstolo e Missionário dos Povos Germânicos”.

Uma das maiores façanhas no trabalho missionário de São Bonifácio ocorreu em 723, perto da atual cidade de Fritzlar, no norte de Hesse (Alemanha), quando ele cortou um carvalho sagrado dedicado a Thor (ou Donar, no alemão antigo), o deus nórdico e germânico do trovão.

"São Bonifácio Derrubando o Carvalho de Donar" (1861), Johann Michael Wittmer (1802-1880)

Árvores sagradas eram veneradas pelos povos germânicos pré-cristãos. Quando Bonifácio começou a golpear o carvalho, um forte vento ajudou a derrubar a árvore, como que milagrosamente. Visto que o missionário não fora atingido por um raio de Thor, os moradores concordaram que o Deus dos cristãos era supremo e foram batizados.

Num gesto simbólico, mas também prático, Bonifácio utilizou a madeira do grande carvalho na construção de uma capela dedicada a São Pedro Apóstolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário