16/04/2019

2º Dia da Semana Santa: Segunda-feira



Um Dia de Purificação e Maldição

Na segunda-feira de manhã, ao longo do caminho de volta a Jerusalém, Jesus amaldiçoa uma figueira por não dar frutos. “Nunca mais nasça fruto de você!” Quando Jesus chegou ao Templo, o encontrou cheio de vendilhões corruptos. Ele começou a derrubar suas mesas e a limpar o Templo, dizendo: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada Casa de Oração.’ Mas vocês estão fazendo dela um covil de salteadores.”.

Os acontecimentos da segunda-feira estão registrados em Mateus 21.12–22; Marcos 11.15-19, Lucas 19.45-48 e João 2.13-17.

- Sermões acerca do Evangelho de João, cap. 1-2 (1538), de Martinho Lutero:
Por que o Senhor usa a força aqui, uma vez que ele já havia feito tudo através da palavra da sua boca? Agora ele recorre à ação e à força física. Era estranho ao seu plano iniciar um regime de poder. Ele proibiu rigorosamente seus apóstolos de sempre recorrerem à espada e ao governo secular (Mt 26.52). Eles deveriam deixar o uso da força para os príncipes e governantes. Como, então, pode acontecer que aqui ele próprio usa seus punhos e se comporta de maneira tão estranha? É como se ele pretendesse estabelecer um reino de poder e dominar esses governantes de Jerusalém como um soberano do mundo. Mas, na verdade, ele veio ao mundo para estabelecer um tipo muito diferente de reino - não um reino secular, controlado pela força, mas um reino no qual a pregação, o ensino, a consolação e a admoestação reinariam supremos. Neste reino o povo aprenderia sobre o relacionamento deles com Deus, para que eles pudessem crer no Filho, sem o qual eles estariam perdidos. Desta forma, o profeta Isaías também predisse que o Messias traria consigo uma vara ou bastão, mas seria “a vara da sua boca” (11.4)...

Em Apocalipse 19.20–21 lemos que aqueles que adoravam a besta “foram lançados vivos dentro do lago de fogo que queima com enxofre" e que "os outros foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo”. Esta espada não entra em sua boca, mas sai dela, significando que ele reinará com a espada da sua boca. O reino de Cristo não deve ser administrado com poder físico, com a espada ou a vara. É da competência dos pais manejar a vara, e do governo e do carrasco usar a espada. Ele é uma vara verbal e uma espada verbal. Desta forma, São Paulo chama a Palavra de Deus de “a espada do Espírito” (Ef 6.17); com este termo, São Paulo quer descrever a função de Cristo e de todos os pregadores da Palavra divina, a saber, ensinar o povo através da espada da boca, a espada do Espírito, a Palavra de Deus. As palavras de repreensão e advertência são a vara; assim, Isaías diz que “ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio". (Is 11.4). Ele chama a Palavra de Deus de “a vara da sua boca”.

Deus usa “a vara da sua boca” quando julga e pune o mundo incrédulo, dizendo: “Aquele que não crê está condenado. Quem comete adultério, rouba, blasfema contra Deus, desobedece aos pais, vive uma vida ímpia e vergonhosa, já está morto e julgado”. Uso a espada da Palavra divina quando condeno todas as ações do homem e coloco o mundo inteiro sob o pecado. Desse modo, posso não decapitar a ninguém, não molestar a ninguém com vara; mas com a minha boca eu chicoteio, castigo, açoito e julgo. Assim, Cristo empunha uma espada verbal, não empunhada. A Palavra de Deus é a espada com a qual Ele pune o mundo inteiro.
Mas agora, em vista do fato de que o reino de Cristo não é governado com uma espada em punho, mas com a espada do Espírito e a boca, como explicamos seu tratamento áspero e hostil aos sacerdotes no templo? Por que ele interfere com punho e espada e intervém num assunto que pertence propriamente à esfera do governo secular? Ele não está agindo como um insurgente?

Esta questão foi muito debatida pelos professores. Eles buscaram uma resposta para a pergunta: Por que Cristo não se limita a uma reprimenda oral? Por que ele usa seus punhos? Deve-se considerar a questão sob este ângulo: Naquele tempo o Senhor ocupou uma posição entre o Antigo e o Novo Testamento, ou entre o preceito estabelecido por Moisés no meio do povo de Israel e aquele que ele deveria estabelecer após a sua morte através do Espírito Santo e a pregação do Evangelho. Ocasionalmente, Cristo é Mosaico em sua atitude. Ele observa muitos estágios da Lei: ele é circuncidado; ele se sacrifica no templo; ele vai a Jerusalém três vezes por ano para a festa da mesma forma que os outros, em obediência aos mandamentos de Deus no Antigo Testamento. Ele também ordena que os leprosos se mostrem aos sacerdotes como a Lei exigia (Lc 17.14). Assim, Ele age muito de acordo com a Lei de Moisés.

Por outro lado, Cristo segue o Novo Testamento em muitos aspectos. Quando seus discípulos arrancaram espigas no sábado, ele foi repreendido pelos fariseus, que murmuraram e disseram: “Eis que os discípulos de João observam o sábado, mas os teus não!” Ele veio em sua defesa, violando assim o sábado, e disse: “O sábado não me afeta. Eu sou seu Senhor, e o sábado não pode ter domínio sobre mim ” (Mt 12.1-8). Assim, vemos que Cristo às vezes guarda o sábado e às vezes o quebra (Jo 5.16). Quando ele restaurou a visão aos cegos no sábado e os judeus ameaçaram matá-lo por causa disso, ele lhes disse: “Eu sou o Senhor do sábado” (Mt 12.8). Lá, Cristo não age como discípulo de Moisés, mas como alguém que agora pertencia ao Novo Testamento, onde a Lei de Moisés deveria ser revogada e uma nova ordem espiritual deveria ser estabelecida no mundo inteiro por meio da mensagem do Evangelho; este reino não usurparia o poder do governo secular, mas reinaria através da Palavra. Cristo observa e desconsidera a lei de Moisés à vontade. Aqui ele assume uma posição severa como o próprio Moisés ou como um dos discípulos de Moisés. Às vezes, ele demonstra que é o Senhor sobre ambos os reinos, o secular e o espiritual. Pois se Moisés, Davi, Elias, Eliseu ou qualquer outro dos piedosos reis e profetas judeus tivessem entrado no templo naquela época, eles também teriam usado seus punhos... E agora, visto que os sacerdotes, que eram todos enganadores do povo, falharam em cumprir o que seu ofício exigia, o Senhor age como se ele fosse apenas um discípulo de Moisés e um sujeito de seu reino.

Aqui ele não age em sua qualidade de Cristo, mas como Moisés, como alguém que se sujeitou à Lei. Assim, ele indica que é o Senhor de ambos os reinos - o do ensino e, também como Moisés, o de ação punitiva. De acordo com a Lei de Moisés, ele recorre à força. Mas não importando qual método ele emprega, é sempre bom. Se ele escolhe seguir Moisés, está certo. Se ele prefere não fazer isso, não está errado, pois ele nada deve à Lei, visto que ele é o Senhor da Lei e do Sábado... Às vezes ele usou a Lei e a guardou estritamente, como alguém sujeito a Moisés. Cristo não estava obrigado a subir ao templo em Jerusalém três vezes por ano, mas quando fez isto, o fez de bom grado e voluntariamente. E, novamente, sempre que ele se recusa a guardar a Lei, isso também é certo e correto. Portanto, o Senhor não está fazendo nada errado aqui e não está agindo como um insurgente, pois ele tem a lei de Moisés a seu lado... Não obstante, se Cristo permanecesse passivo, ele também estaria dentro de seus direitos. Pois Cristo viveu durante a transição do Antigo para o Novo Testamento e foi parte de cada um. Aqui ele guarda a Lei de Moisés, como sempre fez... E por sua negligência ocasional da Lei de Moisés, Cristo quis demonstrar sua gradual abolição da mesma.

Em Marcos 11.16 ouvimos que o Senhor estava tão zangado e insatisfeito que nem permitiu que “alguém carregasse alguma coisa pelo templo”. Por que não? Não que fosse um pecado tão grave levar uma cesta ou um barril pelo templo. Essa proibição de Cristo soa um pouco boba a menos que entendamos sua determinação em purificar o templo, e a menos que compreendamos seu desejo de demonstrar que - de acordo com a Lei de Moisés, que ainda estava em vigor e, portanto, deveria ser observada - sua ação não estava errada. Mas com o advento de Cristo e o término do preceito de Moisés, essa ação violenta seria proibida. Assim, Cristo aqui faz uso de uma prerrogativa mosaica e não age de acordo com o Evangelho.

Portanto, este ato de Cristo não pode ser citado como um exemplo a ser imitado. Aqui, Cristo não atuou como servo do Novo Testamento, mas do Velho e como discípulo de Moisés... Não temos o direito de recorrer ao uso da espada, pois não estamos no mesmo nível de Cristo. Ele é o Senhor sobre Moisés; nós não somos. Ninguém é soberano sobre Moisés, exceto Cristo. (LW 22,3-274 = WA 46,538-789)

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