23/04/2019

A Ressurreição de Nosso Senhor: Terça-feira de Páscoa


Daniel 3.8–28 
Salmo 2 
Atos 13.26–33 
Lucas 24.36–49

Durante a oitava de Páscoa (8 dias de Páscoa), celebramos cada dia como se fosse um Domingo de Páscoa, pois a ressurreição de Jesus foi o evento extraordinário que transformou a história humana. Segunda e Terça-feira de Páscoa costumavam ser feriados em países outrora majoritariamente luteranos.

O evangelho de hoje inicia onde o terminou o Evangelho da Segunda-feira de Páscoa. Ontem, os dois discípulos de Emaús reconhecem Jesus no partir do pão. Hoje o Cristo Ressurreto também se mostra verdadeiramente ressuscitado ao partilhar uma refeição com seus discípulos, comendo um peixe assado.

Conforme o relato de São Lucas, os discípulos estão reunidos quando o Cristo Ressurreto lhes aparece lhes dá a sua Paz. Eles ficam assustados pensando que Jesus é um espírito. Diante da incredulidade, Jesus simplesmente lhes diz: “Vejam as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo” (Lc 24.39).

Então, novamente Jesus repete o que havia dito aos dois discípulos no caminho de Emaús, ao dizer o que as Escrituras testemunhavam a respeito dele. Mas desta vez, além de mencionar Moisés e os Profetas, Jesus também inclui o testemunho de Davi, os Salmos.

São Lucas relata que Jesus “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45). Oremos para que Cristo nos dê a sua Paz e o Espírito Santo nos ilumine para que também possamos ver Jesus nos meios da graça que ele escolheu para se revelar a nós, os Sacramentos e a sua Palavra.

ORAÇÃO DO DIA

Todo-poderoso Deus, que pela ressurreição de teu Filho garantiste paz para as consciências atribuladas, concede-nos sempre esta paz para que, confiando nos méritos de teu Filho, possamos alcançar afinal a paz perfeita dos céus; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Imagem: O Cristo Ressurreto, por William Hart McNichols (1949 - )

Nenhum comentário:

Postar um comentário