20/04/2019

7º Dia da Semana Santa: Sábado Sombrio



Um dia de espera

O corpo de Jesus está no túmulo, sendo guardado por soldados romanos durante todo o dia do Sábado, que é o Shabat, o dia do descanso. Quando o sábado termina às 6 horas da tarde, o corpo de Cristo é cerimonialmente tratado para o enterro com especiarias compradas por Nicodemos. Nicodemos, assim como José de Arimateia, eram membros do Sinédrio, a corte que havia condenado Jesus Cristo à morte. Ambos estão profundamente afetados pela morte de Cristo. Eles saem do esconderijo com ousadia, arriscando suas reputações e suas vidas, pois percebem que Jesus é, de fato, o tão esperado Messias. Nicodemos e José de Arimateia cuidam do corpo de Jesus e o preparam para o enterro. “Não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. (1 Pedro 1.18-19).

Os eventos do Sábado são registrados em Mateus 27.62-66, Marcos 16.1, Lucas 23.56 e João 19.40.

- Martinho Lutero sobre o sepultamento de Jesus:

Este é um grande serviço: tomam conta do corpo de Jesus sem vida e não temem o poder de Pilatos. Vão e fecham o sepulcro. Cristo descansa, Deus tem de agir. Assim foi o sepultamento de Jesus.

Deus, nosso Senhor, certamente permite que se honrem os mortos e não simplesmente se joguem fora como se faz com os cachorros. Porque o corpo cuja alma se fundamenta na palavra de Deus terá de ressuscitar. Porque vivemos não só de pão, mas de toda a palavra de Deus. Nisso baseia-se a ressurreição.

Agora, não devemos nos esquecer disto: Todas as mulheres, sim, todos os apóstolos duvidaram de Cristo e ninguém acreditou que ele ressuscitaria. É o que também disseram aqueles dois que estavam a caminho de Emaús. Pois, se tivessem tido alguma esperança, não o teriam embalsamado e deitado num sepulcro. E se isso tivesse sido obra humana, Deus não o teria feito e na Escritura esse dia também não teria chamado o grande dia. Este artigo é muito mais grandioso do que o primeiro, que diz que Deus criou os céus e a terra. E, também, ninguém pode ser salvo a menos que creia que Deus ressuscitou Jesus Cristo. Esta fé não é obra humana, mas é operada por Deus, como Paulo e as Escrituras repetidas vezes afirmam.

Agora, aquela palavra sobre seu domínio precisa se cumprir.

(Castelo Forte: Devoções Diárias 1983. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1983)

Nenhum comentário:

Postar um comentário