Philipp Nicolai (1556-1608) foi pastor na Alemanha durante a Grande Peste, que ceifou a vida de 1.300 de seus paroquianos num período de seis meses. Além de seu heroico ministério pastoral durante esse momento de tensão e tristeza, ele escreveu os textos de “Acordai! os guardas chamam” (Wachet auf, ruft uns die Stimme) e “Radiante, a Estrela d’alva traz” (Wie schön leuchtet der Morgenstern), conhecidos, respectivamente, como o rei e a rainha dos corais luteranos.
Johann Heermann (1585-1647), também pastor na Alemanha, sofreu de problemas de saúde e com a devastação da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Seus hinos são conhecidos por sua ternura e profundidade de sentimento.
Paul Gerhardt (1607-1676) foi outro pastor luterano que sofreu os horrores da Guerra dos Trinta Anos. Por volta de 1668, perdeu sua posição pastoral em Berlim (por se recusar a comprometer suas convicções luteranas), e sofreu com a morte de quatro de seus cinco filhos e de sua esposa. No entanto, conseguiu escrever 133 hinos que refletem sua fé inabalável. Juntamente com Martinho Lutero ele é considerado como um dos melhores escritores de hino do Luteranismo.
ORAÇÃO DO DIA:
Deus Todo-poderoso, o apóstolo Paulo nos ensinou a louvá-lo com salmos, hinos e cânticos espirituais. Agradecemos-te neste dia por aqueles que têm dado grandes hinos à tua igreja, especialmente os teus servos Philipp Nicolai, Johann Heermann e Paul Gerhardt. Que a tua Igreja nunca tenha falta de escritores de hinos, que através de suas palavras e música dão louvor a ti. Enche-nos com o desejo de louvar e render graças a ti por tua grande bondade; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis:Concordia Publishing House, 2008. pág. 851)
Nenhum comentário:
Postar um comentário