30/10/2019

Dia da Reforma - 31 de outubro de 2019


Apocalipse 14.6–7
Salmo 46
Romanos 3.19–28
João 8.31–36 ou Mateus 11.12–19


O Filho de Deus nos libertou do pecado e da morte mediante a Sua graça

“A sabedoria é justificada por suas obras” (Mt 11.19), e a verdadeira Sabedoria de Deus, Jesus Cristo, o Filho encarnado, nos justifica por Sua obra. Ele prepara o Seu caminho pela pregação do arrependimento, mas para que possamos comer e beber com Ele em Seu Reino e ficarmos ali “para sempre” (Jo 8.35), Ele sofreu a violência da Lei e se entregou voluntariamente aos homens violentos. Ele é “amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11.19), e mediante Sua graça nos redimiu da escravidão do pecado e da morte. Através da proclamação de Seu Evangelho eterno “aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo” (Ap 14.6), “se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus” (Rm 3.21), “para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.26). Ao ouvirem o Evangelho de Cristo Jesus, “a quem Deus apresentou como propiciação no seu sangue, mediante a fé” (Rm 3.25), os povos “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8.32).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e gracioso Senhor, derrama o teu Espírito Santo sobre o teu povo fiel. Mantém-nos firmes em tua graça e verdade, protege e livra-nos em momentos de tentação, defende-nos contra todos os inimigos e concede à tua Igreja a tua paz salvadora; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Imagem: Cena da afixação das 95 Teses por Martinho Lutero (St. Paul Evangelical Lutheran Church, Columbus, Indiana, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário