20/12/2020

Quarto Domingo no Advento – Ano B (20 de dezembro de 2020)


2 Samuel 7.1-11, 16
Romanos 16.25-27
Lucas 1.26-38

O Senhor edifica uma casa para Davi: Jesus Cristo encarnado

“Quando o rei Davi já morava em seu palácio, pois o Senhor lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos ao redor”, ele supôs piamente que edificaria uma casa para Deus (2Sm 7.1-2). Mas o Senhor mudou isso: Ele estabeleceria uma casa para Davi e um trono eterno. E isso ele fez não apenas por Davi, mas também por todo o seu povo, através do Filho de Davi, Jesus Cristo, "o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria" (Credo Apostólico). Este santo Menino, "chamado Filho do Altíssimo" que se encarnou, recebe "o trono de Davi, seu pai”, e começa a reinar “para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lc 1.32-33). Tendo se entregado como sacrifício pelos pecados do mundo, seu corpo é o verdadeiro e eterno Templo de Deus, no qual o seu povo encontra um lugar de paz e descanso. Esse é o " mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos", mas agora “tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno", a fim de que possamos ter fé e vida em Cristo (Rm 16.25-26).

ORAÇÃO DO DIA:

Senhor Jesus, pedimos que venhas com o teu poder e nos ajudes para que os pecados que nos fazem sofrer sejam logo retirados pela tua graça e misericórdia; pois tu vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church — Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano — Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário