20/08/2022

Décimo Primeiro Domingo após Pentecostes - Ano C - Próprio 16

O caminho largo e o caminho estreito,
 por Jan Luyken (1649-1712)

💒 DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO APÓS PENTECOSTES - Ano C - Próprio 16

🪔 O Senhor faz novas todas as coisas e também haverá de fazer novos céus e a nova terra (Is 66.18-23). Neste mundo lutamos contra o pecado, mas o sangue de Jesus aspergido traz absolvição. Nos rebelamos como filhos e filhas, mas o Senhor disciplina e ama. O castigo é temporal, porém o fruto de justiça e paz é eterno. Somos herdeiros de um novo paradoxo: merecemos a rejeição, mas em Cristo herdamos a bênção de seu divino favor (Hb 12.4-29). Para os que creem não haverá choro nem ranger de dentes. Mas no reino de Deus, línguas e corações cheios de fé farão parte da ardente confissão e adoração de Jesus (Lc 13.22-30). As pessoas podem entrar no reino de Deus somente por meio da fé em Jesus. Além disso, o tempo para cada ser humano e para todo o mundo está acabando, e logo a porta será fechada. Por essa razão, o Senhor conclama a todos, sem exceção, que venham para o grande banquete de casamento de seu Filho. O convite é gratuito e urgente.

👑 Salmo 50.1-15

1️⃣ 1ª Leitura: Isaías 66.18-23

2️⃣ 2ª Leitura: Hebreus 12.4-24(25-29)

✝️ Evangelho: Lucas 13.22-30

📖 Lutero escreveu:

"A morte é uma despedida deste mundo e de todos os seus afazeres... Aí inicia a porta estreita, o caminho apertado para a vida, por onde cada um deve se aventurar com bom ânimo, pois o caminho é, por certo, muito estreito, mas não é longo. Ocorre neste caso o mesmo que acontece quando uma criança nasce, com perigo e temores, da pequena moradia do ventre de sua mãe para vir a este mundo. Da mesma forma o ser humano sai desta vida pela porta estreita da morte... E por isso que a morte dos queridos santos é chamada de novo nascimento... Devemos livrar-nos do medo e saber que, depois, haverá muito espaço e alegria." (Um Sermão sobre a Preparação para a Morte, 1519 - Obras Selecionadas de Lutero, vol. 1)

💟 Versículo para memorizar:

"Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás" (Sl 50.15)

🙏 Oremos:

Santo Jesus, santifica-me e purifica-me de toda impureza. Apaga a minha paixão pelo pecado e concede-me a herança da vida eterna. Amém.

🎵 Louvemos:

Vem a Cristo, vem agora,
carregado, como estás.
Dele só e sem demora
o perdão conseguirás.

Crê no Salvador clemente,
que na cruz por ti morreu.
Nunca nega a quem for crente
a mansão feliz do céu.

O seu sangue derramado
tua culpa exterminou;
tendo a ti justificado,
vida eterna te outorgou.

Na bendita eternidade
preparou o teu lugar;
lá recebe com bondade
ao que nele confiar.

- Edward Payson Hammond (1831-1910) - Hinário Luterano, 364.1-4


Nenhum comentário:

Postar um comentário