27/08/2022

Décimo Segundo Domingo após Pentecostes - Ano C - Próprio 17

Cristo cura um hidrópico no sábado, por Virgilius Solis (1524-1562), Rijksmuseum

💒 DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO APÓS PENTECOSTES - Ano C - Próprio 17

👑 Salmo 131

1️⃣ 1ª Leitura: Provérbios 25.2-10

2️⃣ 2ª Leitura: Hebreus 13.1-17

✝️ Evangelho: Lucas 14.1-14

🪔 Diante de reis, autoridades e líderes, não devemos pensar que somos melhores do que realmente somos. Antes, devemos nos considerar humildes servos, preparados para esperar e receber gestos de graça, hospitalidade e sabedoria (Pv 25.2-10). Assim, o amor divino permeia nossas ações; a palavra divina nos conduz à verdade; o contentamento divino refreia nossa propensão à avareza (Hb 13.1-17). O perdão divino aniquila as consequências do pecado. Sem mérito, recebemos a graça de Cristo – graça que nos convida para a sua festa do perdão (Lc 14.1-14).

📖 Lutero escreveu: "Cuidemos com a palavra 'sacrifício', para que não pretendamos dar algo a Deus, quando é Deus quem nos dá todas as coisas nele. Devemos fazer sacrifícios espirituais. Que haveremos de ofertar? A nós mesmos e tudo o que temos com oração aplicada, como quando dizemos: 'Seja feita tua vontade assim na terra como no céu.' Com isto devemos nos oferecer à vontade divina, a fim de que ele faça de nós o que quer segundo sua boa vontade divina, oferecendo-lhe ainda louvor e gratidão de todo o coração por sua inenarrável doce graça e misericórdia." (Um Sermão a respeito do Novo Testamento, Isto É, a respeito da Santa Missa, 1520 - Obras Selecionadas de Lutero, vol. 2)

💟 Versículo para memorizar: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." (Hb 13.8)

🙏 Oremos: Ó Senhor, abre a boca dos teus humildes servos para proferirem teu louvor e confessarem o teu nome. Concede-nos coração humildes, para nos enxergarmos como tu nos enxergas e queiramos mais servir do que sermos servidos. Amém.

🎵 Louvemos

Rendemos graças, ó Senhor,
por teu socorro ao pecador.
Perdoa a nossa transgressão,
e dá-nos sempre proteção.

- Nikolaus Selnecker, 1572 - Hinário Luterano, 343.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário