11/09/2022

Décimo Quarto Domingo após Pentecostes (Ano C - Próprio 19)

 

Cristo o Bom Pastor (Christus als guter Hirte), c. 1840 (Escola Germânica)

💒 DÉCIMO QUARTO DOMINGO APÓS PENTECOSTES - Ano C - Próprio 19

👑 Salmo 119.169-176

1️⃣ Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-24

2️⃣ Epístola: 1 Timóteo 1.(5-11)12-17

✝️ Evangelho: Lucas 15.1-10

🪔 A incansável misericórdia de Deus busca o pecador, dos quais eu sou o principal e pior. Em todas as circunstâncias difíceis, o cuidado e o pastoreio de Deus é persistente e permanente (Ez 34.11-24). Uma ovelha que esteja perdida necessita da atenção do Senhor, assim como uma moeda perdida exigiu uma busca minuciosa da mulher da parábola que Jesus contou. A ovelha perdida é cada cristão resgatado e libertado por Deus. Os transgressores e rebeldes que vivem atolados na ignorância e nos valores mundanos necessitam da força inigualável de Cristo Jesus (Lc 15.1-10). Pela graça de Cristo, pecadores como eu são encontrados e salvos. Pela misericórdia de Cristo, nossa teimosia pecaminosa é vencida com toda a grandeza da paciência e perdão que há em Cristo. Alegrai-vos! (1Tm 1.5-17)

📖 Lutero escreveu: "Em todo o evangelho dificilmente existe exemplo mais lindo que este em que o Senhor Jesus Cristo se compara a um pastor que põe a ovelha perdida sobre os ombros e a carrega de volta ao curral. Ainda hoje ele continua fazendo isso. Esta é, portanto, o resumo do evangelho: O reino de Cristo é um reino de misericórdia e graça, onde não senão um constante carregar. Cristo carrega nossas fraquezas e doenças, toma sobre si nossos pecados e é paciente quando falhamos. Estamos constantemente sobre os seus ombros. E ele também não se cansa de carregar o que nos deve servir de grande consolo quando somos tentados a pecar. Neste reino, os pregadores devem consolar as consciências, tratar com elas de forma amigável e nutri-las com o evangelho. Devem carregar os fracos, curar os doentes e devem saber dividir corretamente a palavra e administrá-la a cada um conforme suas necessidades." (Castelo Forte 1983 - 18/04)

💟 Versículo para memorizar: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1.15)

🙏 Oremos: Obrigado, misericordioso Senhor, por me procurar quando eu não tinha nenhum poder para te encontrar. Permita que eu jamais me afaste de ti e concede-me arrependimento diário de meus pecados. Amém.

🎵 Louvemos:

Bendito Jesus! Divino Pastor!
Oh! vem conceder teu rico favor!
As súplicas ouve, recebe nos céus
o culto que agora rendemos a Deus.

Celeste Senhor! Oh! vem ensinar
nossa alma a sentir e a língua a falar,
com muita ternura, com todo fervor,
o santo Evangelho, mensagem de amor.

Concede-nos paz e amor no viver,
dá forças à fé e aumenta o poder;
oh! faze a pureza em teus filhos florir,
e neles, Senhor, a verdade fulgir.

- Sarah Poulton Kalley, 1864 (Hinário Luterano, 183)

Nenhum comentário:

Postar um comentário