06/01/2024

Epifania de Nosso Senhor (6 de janeiro)

A Adoração dos Magos, por Jerónimo Ezquerra (1660-1733)

Isaías 60.1-6
Salmo 72.1-11 (12-15)
Efésios 3.1-12
Mateus 2.1-12

O Senhor Deus se manifesta no Filho encarnado

A Festa da Epifania se concentra na visita dos Magos do Oriente. É como se fosse um “Décimo Terceiro Dia” de Natal que também marca o início de um novo período litúrgico. Enquanto o Natal se concentrou na encarnação do Senhor - Deus se tornando carne -, o período de Epifania enfatiza a manifestação (ou auto-revelação) de Deus na mesma carne de Jesus Cristo. O próprio Senhor entrou em nossas trevas e resplandece sobre nós com o brilho de sua verdadeira luz (Is 60.1-2). Ele faz isso principalmente através de sua Palavra do Evangelho, a qual Ele faz com que seja proclamada em sua Igreja na terra, não apenas para judeus, mas também para gentios (Ef 3.8-10). Assim como os Magos foram guiados pelas promessas da Sagrada Escritura a encontrar e adorar o Menino Jesus em sua casa (Mt 2.5-11.), assim também o Senhor chama discípulos de todas as nações, por meio da pregação da sua Palavra, para encontrá-lo e adorá-lo na sua Igreja (Is 60.3-6).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, pela direção de uma estrela tornaste conhecido o teu Filho unigênito àqueles que não faziam parte do teu povo. Dirige a nós, que o conhecemos pela fé, a desfrutar nos céus da plenitude da sua divina presença; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário