16/01/2024

Terceiro Domingo após Epifania – Ano B

Cristo chama os apóstolos Tiago e João (1869), por Edward Armitage (1817–1896)

Jonas 3.1-5, 10
Salmo 62
1 Coríntios 7.29-31 (32-35)
Marcos 1.14-20

O Senhor nos chama através da pregação de arrependimento

Quando “a palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez”, enviando-o para pregar o juízo contra a grande cidade de Nínive, “Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor” (Jn 3.1, 3 ). Através dessa pregação, o povo foi levado ao arrependimento. Quando o Senhor lhes falou por meio de seu profeta, “os ninivitas creram em Deus”, “se converteram do seu mau caminho” e foram poupados do “mal que tinha dito que lhes faria” (Jn 3.5, 10). São Paulo também adverte que “o tempo se abrevia” (1Co 7.29). Portanto, enquanto vivemos neste mundo e e nos utilizamos dele, não devemos nos apegar a ele, nem colocar nossa confiança nele, pois “a aparência deste mundo passa” (1Co 7.31). Em vez disso, vamos nos “consagrar ao Senhor, sem distração alguma” (1Co 7.35). Quando nosso Senhor Jesus Cristo vem e é proclamado no Evangelho, o “tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo” (Mc 1.14-15). Por essa razão, o Senhor Jesus continua a chamar pessoas e as envia para “que sejam pescadores de gente” com a rede desse Evangelho (Mc 1.17).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, olha para as nossas enfermidades com misericórdia e estende a tua mão majestosa para nos curar e defender; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário