07/01/2024

O Batismo de Nosso Senhor (Primeiro Domingo após Epifania) – Ano B

O Batismo de Cristo (c. 1658), por Nicolas Poussin (1594–1665), Museu de Arte da Filadélfia


Gênesis 1.1-5
Salmo 29
Romanos 6.1-11
Marcos 1.4-11

No Santo Batismo o Deus Triúno se revela e nos recria à sua imagem

“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). Então, quando “o Espírito de Deus se movia sobre as águas” (Gn 1.2), Deus falou sua Palavra: “Haja luz! E houve luz” (Gn 1.3). Da mesma forma e pela mesma Palavra e Espírito de Deus, o “princípio do evangelho de Jesus Cristo” (Mc 1.1) suscita a nova criação por meio das águas do Batismo. Quando João Batista veio, “pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”, Jesus também veio “e foi batizado por João no rio Jordão” (Mc 1.4, 9). Embora Jesus não tivesse pecados, em seu batismo ele se colocou junto dos pecadores e levou os pecados e a mortalidade do mundo sobre si. Jesus foi batizado na sua própria morte, através da qual os céus são abertos para nós e o Espírito nos é dado. Deus o Pai se agradou de seu Filho amado e o ressuscitou dos mortos. Ao participarmos do batismo de Cristo e estarmos “unidos com ele na semelhança da sua morte” (Rm 6.5), também participamos da sua ressurreição para “novidade de vida” (Rm 6.4).

ORAÇÃO DO DIA:

Pai dos céus, ao ser batizado no Rio Jordão Jesus foi proclamado teu Filho amado e ungido com o Espírito Santo. Faze com que todos os batizados em teu nome sejam fiéis ao seu chamado como teus filhos e herdeiros com ele da vida eterna; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário