14/01/2024

Segundo Domingo após Epifania – Ano B

 


1 Samuel 3.1-10 (11-20)
Salmo 139 .1-10
1 Coríntios 6.12-20
João 1.43-51

O Senhor Deus se revela pela pregação da sua Palavra e permanece conosco

Filipe convidou Natanael para conhecer Jesus: “Vem e vê”. Mas o chamado de Jesus era para eles crerem que ele é “o Filho de Deus” e “o Rei de Israel” (Jo 1.43–49) e verem “coisas maiores” (Jo 1.50), pois o corpo de Cristo é o templo de Deus na terra, e por intermédio de seu sacrifício sacerdotal os céus são abertos a todos os que creem e são batizados nele. Primeiro o Senhor Jesus chamou Filipe e Natanael para ouvirem a sua Palavra e depois pregarem como apóstolos, da mesma forma como Deus certa vez chamou Samuel e depois o confirmou “como profeta do Senhor” (1Sm 3.20). E assim como o Senhor esteve com Samuel “e não deixou que nenhuma de suas palavras caísse por terra” (1Sm 3.19), ainda hoje ele continua acompanhando e sustentando os pregadores da sua Palavra. Desta forma, pelo Evangelho que lhes é pregado, “o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês” (1Co 6.19). Agora, pois, glorifiquem a Deus, pois o corpo de vocês pertence ao Corpo de Cristo e ressuscitará da mesma maneira como Deus ressuscitou o Senhor (1Co 6.13-20).

ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso e eterno Deus, que governas todas as coisas nos céus e na terra, com misericórdia escuta as orações do teu povo e concede-nos a tua paz durante todos os nossos dias; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário