16/02/2024

Primeiro Domingo na Quaresma – Ano B



Gênesis 22.1-18
Salmo 25.1-10
Tiago 1.12-18
Marcos 1.9-15


Cristo Jesus vence nossa tentação e nos salva por sua fidelidade

Com fé e temor a Deus, Abraão se preparou para sacrificar seu amado filho Isaque. Obedecendo à Palavra do Senhor, “Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho”. E quando “chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado”, Abraão amarrou Isaque “e o deitou no altar” (Gn 22.6, 9). Então Deus deteve a mão de Abraão e proveu “o cordeiro para o holocausto” (Gn 22.8 ). Esse Cordeiro é o próprio Filho amado de Deus, Jesus, através do qual “serão benditas todas as nações da terra” (Gn 22.18 ). Como o Substituto de todos os filhos dos homens, Jesus foi conduzido pelo Espírito “ao deserto, onde ficou durante quarenta dias, sendo tentado por Satanás” (Mc 1.12-13) a fim de enfrentar e vencer todas as tentações. Nós somos tentados pela nossa própria cobiça, que concebe e “dá à luz o pecado” (Tg 1.14-15). Mas Cristo Jesus, este bem-aventurado Homem, suportou “com perseverança a provação” e recebeu “a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). E agora a fidelidade, a vitória e a vida de Cristo são dadas a nós no Evangelho por intermédio da graça de Cristo.

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Senhor Deus, que conduziste o teu povo antigo através do deserto e o levaste à terra prometida, guia o povo da tua Igreja para que, seguindo nosso Salvador, possamos andar através do deserto deste mundo em direção à glória do mundo que está por vir; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

A tentação no deserto, por Jozef [Jos] Speybrouck (1891-1956)



— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário