24/02/2024

Segundo Domingo na Quaresma – Ano B

Gênesis 17.1-7, 15-16
Salmo 22.23-31
Romanos 5.1-11
Marcos 8.27-38

Herdamos a vida eterna com Deus através da Cruz de Nosso Senhor Jesus

Na sua aliança com Abraão, o Senhor prometeu estar com ele, abençoá-lo e torná-lo “pai de muitas nações”. O que Deus estabeleceu foi uma “aliança perpétua” em Cristo Jesus, a descendência de Abraão, o qual é perfeito na presença do Deus Todo-poderoso. Todos os que creem neste Senhor Jesus são descendentes de Abraão e são abençoados “no decurso das suas gerações” (Gn 17.1–7), pois para isto foi “necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas”. Ele foi rejeitado e morto, e depois de três dias ressuscitou (Mc 8.31). Para compreender esta teologia da cruz, devemos voltar nossa mente para “as coisas de Deus”, e não para as coisas “dos homens” (Mc 8.33). “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Rm 5.8 ). Portanto, tendo sido “reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho”, muito mais “seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10). Batizados na sua cruz e ressurreição, “temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”, e pela fé “nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5.1–2).

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, que vês que não temos forças, por teu imenso poder defende-nos de todas as adversidades que possam acontecer ao corpo e de todos os pensamentos ruins que possam assaltar ou prejudicar a alma; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Edward Riojas (Dear Christians, One and All, Rejoice, Kloria Publishing, 2020)


— Comentário traduzido e adaptado de Lectionary Summaries (The Lutheran Church—Missouri Synod). Salvo exceção, todas as citações da Bíblia Sagrada são da versão Nova Almeida Atualizada (NAA), da Sociedade Bíblica do Brasil. A Coleta é do Culto Luterano – Lecionários (Editora Concórdia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário