23/10/2013

23 de outubro de 2013 - São Tiago de Jerusalém, Irmão de Jesus e Mártir

Leitura do Dia: Atos 15.12-22 

Lecionário Diário: Deuteronômio 24.10-25.10; Mateus 16.13-28 

São Tiago no Concílio de Jerusalém
Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus (Atos 15.19) 

Em Nome de + Jesus. Amém. Tiago, aquele que as Escrituras chama de “irmão do Senhor” foi o pastor de Jerusalém. Quando surgiu a questão sobre quanto da Lei tinham de cumprir os gentios que estavam se tornando cristãos, esta foi a sua resposta: “não perturbem” eles com a Lei. Espere, ele quis dizer que eles não têm que se preocupar com os mandamentos? Não, ele quis dizer que os gentios que se tornaram cristãos, fizeram como os judeus fizeram: do arrependimento para a fé.

“Perturbá-los” significa pesar suas consciências com todas as regras e regulamentos extras que os judeus tinham acrescentado com o passar do tempo. Isso tinha se transformado numa religião na qual você era responsável por viver no caminho certo e provar para Deus que você era justo. Mas ninguém pode fazer isso. É por isso que precisamos de um Salvador. Então Tiago orienta os apóstolos e pregadores a apontar para os gentios que eles são salvos da mesma forma como os judeus: pela graça mediante a fé.

A mensagem de Tiago, assim como a de todos os pregadores, é a de Cristo crucificado pelos pecadores. Jesus não pode morrer pelos pecadores e em seguida exigir que pecadores vivam uma boa vida para serem salvos. É um ou o outro. E Tiago declara fielmente que Jesus viveu por nós. Ele morreu e ressuscitou por nós. Portanto, os nossos pecados estão perdoados.

Sabemos que, vivendo como santos e pecadores, somos sempre tentados a pensar que, porque somos salvos, não precisamos nos preocupar com o próximo e fazer boas obras. A Palavra que Tiago e os apóstolos pregaram nos livra de tal falsa fé e nos mantém na verdadeira fé que confia em Cristo. E Jesus não só nos salva de nossos pecados, mas vive em e através de nós, fazendo boas obras através de nós.

O Batismo, a Palavra e a Santa Ceia são a promessa de Deus de que sua intenção não é perturbar você sobrecarregando-o com uma religião que você não consegue entender ou levar a cabo. Ele não é seu Senhor para perturbar você, mas para salvar e confortar você. Em Nome de Jesus. Amém.

We sing of James, Christ's brother,
     Who at Jerusalem
Told how God loved the Gentiles
     And, in Christ, welcomed them.
Rejoicing in salvation
     May we too, by God's grace,
Extend Christ's invitation
     To all the human race.
(By All Your Saints in Warfare - Lutheran Service Book, 518:27)

De Tiago, irmão de Cristo, entoamos
     Que em Jerusalém 
Mostrou como Deus os gentios amou
     E em Cristo, os acolhe também. 
Alegrando-se na salvação
     Possamos, pela graça divinal,
Estender a cristã convocação
     A toda raça terreal. 
(Por todos os Santos Teus na Luta, hino 518:27 do Hinário da LCMS)

Rev. Mark Buetow é pastor na Bethel Lutheran Church em Du Quoin, Illinois (EUA).

Tradução da reflexão publicada em Higher Things.

Nenhum comentário:

Postar um comentário