25/06/2014

Os luteranos são católicos?

Pintura de 1561 no altar da Igreja de Torslunde (Dinamarca), construída por volta do ano de 1100, ilustrando um culto luterano após a Reforma. 
Em 25 de junho de 1530, os reformadores luteranos apresentaram a Confissão de Augsburgo (CA) ao imperador Carlos V, demonstrando que os luteranos são os verdadeiros católicos.
Veja o artigo XXI da CA: "Isto é, mais ou menos, a suma da doutrina entre nós. Pode ver-se que nela nada existe que divirja das Escrituras, ou da igreja católica." Leia também a tradução de um excerto do artigo de Mathew Block:

"[...] Ser católico é ser herdeiro da fé apostólica. É estar enraizado firmemente no ensinamento dos Apóstolos, como registrado para nós nas Escrituras, a imutável Palavra de Deus.
[...] o corpo da igreja que aceita as Escrituras como a única fonte de autoridade na Igreja e ainda reconhece a tradição da Igreja como um princípio interpretativo normativo para a compreensão das Escrituras pode justamente chamar-se católico. É neste sentido que os luteranos se confessam herdeiros da tradição católica. "Visto as igrejas entre nós não dissentirem da igreja católica em nenhum artigo de fé", declara Melanchthon na Confissão de Augsburgo. "Pode ver-se que nela nada existe que divirja das Escrituras, ou da igreja católica, ou da Igreja Romana, até onde nos é conhecida dos escritores."
Séculos mais tarde, Herman Sasse afirmaria o mesmo: "Não foi mera diplomacia eclesiástico-política que ditou a enfática asserção na Confissão de Augsburgo de que os ensinamentos dos evangélicos eram idênticos aos da Igreja Católica Ortodoxa de todos os tempos", escreve ele . "O teólogo luterano reconhece que pertence à mesma igreja visível a qual Tomás de Aquino e Bernardo de Claraval, Agostinho e Tertuliano, Atanásio e Irineu uma vez pertenceram."
Sendo assim, os luteranos confessionais são católicos? Sim. E sempre seremos, contanto que nos apeguemos às tradições dos Apóstolos, escritas nas Escrituras e fielmente transmitidas a nós pela Igreja. Consequentemente, não posso deixar de pensar que aqueles que buscam um "Futuro Protestante" devem, de fato, olhar para o Passado Protestante. Está procurando uma igreja que recebe fielmente a tradição católica ao proclamar claramente a autoridade das Escrituras? Está procurando uma igreja que é tanto sacramental quanto devotada à salvação pela graça somente pela fé? Está procurando, em outras palavras, por uma Igreja Católica Evangélica? Ela já existe. É chamada luteranismo."

-- Mathew Block, editor da revista The Canadian Lutheran da Igreja Luterana do Canadá. (Artigo "Are Lutherans Catholic?", publicado em firstthings.com)


DESCRIÇÃO DA IMAGEM:

A imagem é de um folheto comemorativo do Terceiro Centenário da Confissão de Augsburgo no ano de 1830. A ilustração foi litografada naquele ano pelo pintor, desenhista e litógrafo alemão Friedrich August Fricke (1784-1858) e seus traços lembram o estilo neogótico que florescia na época.

No rodapé do folheto encontramos a seguinte inscrição: "Arrangiert und verlegt von Mag. Heinrich Gottlieb Kreussler, Archidiaconus in Wurzen". O folheto foi produzido a pedido de Heinrich Gottlieb Kreussler (1782-1847), que era arquidiácono na localidade de Wurzen, no distrito de Leipzig. 

A título de conhecimento, diácono (diakon) era o título dignatário dado a um teólogo ordenado nas igrejas luteranas da Alemanha. Aquele que tinha responsabilidade sobre outros diáconos era denominado arquidiácono/arcediago (archidiakon/erzdiakon) ou protodiácono (protodiakon), havendo também a figura do 'subdiakon'. Em virtude da ordenação, eles eram uma espécie de "pastor auxiliar" (geistliche), exercendo os mesmos ofícios de um pastor. Tinham um significado diferente do diácono na igreja reformada (que servia na assistência aos pobres) e na igreja católica romana (que era um estágio da ordenação sacerdotal). Até o século XIX, nas igrejas luteranas da Alemanha, somente o principal teólogo (haupttheologe) ou pregador (hauptprediger) chamado por uma comunidade era quem detinha o título de pastor (pfarrer/pastor). O teólogo luterano Johann Hinrich Wichern (1808-1881), tido como criador da Coroa de Advento, é considerado um dos precursores da concepção atual de diaconia no âmbito das igrejas luteranas.

Voltando ao folheto da Confissão de Augsburgo, ali estão retratados importantes personagens da Reforma:

LADO ESQUERDO:
Frederico III (Frederico, o Sábio), Eleitor da Saxônia
João I (João, o Firme / o Constante), Eleitor da Saxônia
João Frederico I (João, o Longânimo / o Magnânimo), Eleitor da Saxônia
Carlos V, Imperador Romano-Germânico (Carlos I de Espanha)
Filipe I, Landgrave de Hesse
Gustavo Adolfo, Rei da Suécia

MEIO:
Martinho Lutero, teólogo
Filipe Melanchthon, teólogo
Johannes Brentius (Johannes Brenz), teólogo
Justus Jonas (abaixo), teólogo

LADO DIREITO:
Georgius Spalatinus, teólogo
Johannes Bugenhagen, teólogo
Andreas Osiander, teólogo
Erhard Schnepfius, teólogo
Johannes Agricola, teólogo
Gregor von Brück (Gregorius Henisch / Pontanus), teólogo e jurista

Ainda no centro estão retratadas a Dieta de Augsbusgo (acima) 
e uma vista da cidade de Augsburgo (abaixo)

As inscrições no folheto dizem:

ACIMA:
"Herr, erhalte uns Dein Wort denn Dein Wort ist unsers Herzens Freud und Trost." (Jeremias 15.16)

"Himmel und Erde werden vergehn; aber meine Worte vergehn nicht." (Lucas 21.33)

ABAIXO:
Eine feste Burg ist unser Gott! (Castelo Forte é o nosso Deus!)

Die Herbergabe der Augsburgischen Confession den 25 Juny 1530 (A Apresentação da Confissão de Augsburg em 25 de junho de 1530)

Nenhum comentário:

Postar um comentário