27/06/2014

Cirilo de Alexandria, confessor e defensor da fé ortodoxa

“Nosso Senhor Jesus Cristo e o Patriarca Cirilo de Alexandria”, pintura digital por Mina Anton (Egito)
Hoje a igreja cristã lembra São Cirilo de Alexandria, Bispo e Confessor:

Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos. (Salmo 116.15)
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. (Hb 13.7)

Cirilo é citado nos documentos confessionais luteranos e aparece também em escritos como “De duabus naturis” (As Duas Naturezas em Cristo), de Martin Chemnitz.
Cirilo foi um grande defensor da ortodoxia e batalhador contra as heresias. Assim como o Doutor Lutero, Cirilo era muito vezes árido e apaixonado em suas polêmicas, mas era o zelo pela casa de Deus (a Igreja) que o consumia.
Cirilo combateu a heresia de Nestório que afirmava o falso ensino de que não há comunhão das naturezas humana e divina na pessoa de Cristo, que Maria não é Mãe de Deus (Theotokos) e que de acordo com a sua natureza humana Cristo é Filho de Deus apenas por adoção.

Oremos: Aceita, ó Senhor, a nossa ação de graças neste dia por teu servo Cirilo, e concede que todos os ministros e despenseiros dos teus mistérios propiciem a teus fiéis, pela palavra e exemplo, a instrução que é da tua graça; mediante Jesus Cristo, teu filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos sem fim. Amém. (Brotherhood Prayer Book)

Nenhum comentário:

Postar um comentário