22/06/2014

Evangelho Dominical – Segundo Domingo após Pentecostes (Próprio 7 – Ano A)

“Exortação aos Apóstolos” (entre 1886 e 1894), James Tissot (1836–1902) - Brooklyn Museum
Evangelho segundo S. Mateus 10.5a, 21-33

5a A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções:
21 Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão.
 22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.
 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem.
 24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.
 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?
 26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.
 27 O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados.
 28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
 29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.
 30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
 31 Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;
 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário