07/06/2014

Evangelho do Dia – Véspera de Pentecostes

Pentecostes, no Livro de Horas (uso de Rheims), França, c. 1490 (MMW, 10 F 17 59r)


Evangelho segundo S. João 14.8-21

8   Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
9   Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10   Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11   Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
12   Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
13   E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14   Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15   Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16   E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17   o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18   Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19   Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20   Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21   Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

- Bíblia Sagrada J. F. de Almeida Revista e Atualizada (SBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário