24/06/2015

A Natividade de São João Batista – 24 de junho


A pintura ilustra o nascimento de São João Batista, foi produzida em 1518 na oficina do pintor luterano Lucas Cranach, o Velho (1472–1553).

Hoje a Igreja Luterana, assim como boa parte da cristandade, lembra São João Batista, ao celebrar a natividade (nascimento) deste homem de Deus que pregou o arrependimento (conversão).

São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, nasceu numa família sacerdotal. Seu nascimento foi milagrosamente anunciado a seu pai por um anjo do Senhor (Lc 1.5-23). Conforme a indicação de Lucas, Isabel estava no sexto mês de gestação de João, que foi fixado pela Igreja três meses após a Anunciação de Nosso Senhor e seis meses antes do Natal de Jesus. Por ocasião de seu nascimento, seu pai já idoso proclamou um belo hino de louvor (Lc 1.67-79). Este hino é intitulado Benedictus e serve como o tradicional Cântico evangélico na Oração da Manhã (Laudes matutinas) da Igreja Luterana. Os eventos da vida de São João e seus ensinamentos são conhecidos a partir de relatos em todos os quatro Evangelhos. No deserto da Judeia, próximo do Rio Jordão, São João Batista começou a pregar um chamado ao arrependimento e ao batismo, e dizia à multidão: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). S. João denunciou a vida imoral dos governantes herodianos, de modo que Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia, mandou prendê-lo e encarcerá-lo na grande fortaleza de Macaeros (Maqueronte), perto do Mar Morto, onde Herodes mandou decapitá-lo (Mc 6.17-29). O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra festa litúrgica. São João é lembrado e honrado como aquele que, através de sua pregação, apontou para o “Cordeiro de Deus” e “preparou o caminho” para a vinda do Messias.

Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:

† Antigo Testamento: Isaías 40.1-5
† Salmo: Salmo 85.(1-6) 7-13 (antífona v. 9)
† Epístola: Atos dos Apóstolos 13.13-26
† Santo Evangelho: São Lucas 1.57-80


ORAÇÃO DO DIA:

Todo-poderoso Deus, através de São João Batista, o precursor de Cristo, tu proclamaste a salvação. Agora concede que possamos conhecer esta salvação e servi-lo em santidade e justiça todos os dias da nossa vida; através de nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Fonte: Treasury of Daily Prayer (St. Louis: Concordia Publishing House, 2008. p. 459-460)

Nenhum comentário:

Postar um comentário