24/12/2015

O Nascimento do Senhor - Véspera de Natal

John Singleton Copley
Introito: Salmo 24.1,3-5; antífona Salmo 2.7

Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.
5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.
Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
Coleta (Oração do Dia)

Ó Deus, que nos alegras a cada ano quando lembramos do nascimento de teu único Filho Jesus Cristo, concede que possamos recebe-lo alegremente como nosso Redentor e, nesta verdadeira confiança, estaremos prontos a olhar para Ele quando vier como nosso Juiz; através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Primeira Leitura: Antigo Testamento: Isaías 7.10-14

E continuou o SENHOR a falar com Acaz, dizendo: /11 Pede ao SENHOR, teu Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas. / 12 Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao SENHOR. / 13 Então, disse o profeta: Ouvi, agora, ó casa de Davi: acaso, não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus? / 14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.

Gradual: Isaías 9.6; Salmo 98.1

Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o no-sso rei./ Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”./
Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas

Segunda Leitura: Epístola: I João 4.7-16


7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. / 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. / 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. / 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. / 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. / 12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. / 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito. / 14 E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. / 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. / 16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

Aclamação do Santo Evangelho e Verso do Dia

Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Aleluia! Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Aleluia.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 1.18-25
Glórias a ti, Senhor
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. / 19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. / 20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. / 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. / 22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: / 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). / 24 Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. / 25 Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Glórias a ti, ó Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário