04/04/2016

Festa da Anunciação de Nosso Senhor

“A Anunciação”, Giovanni Odazzi (1663-1731)
Nove meses antes do Natal, em 25 de março, a Igreja Cristã celebra a Anunciação de Jesus. No Lecionário da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) a festa da Anunciação é listada em negrito nos Dias Festivos, como uma festa principal de Cristo, devendo ser observada quando cai num domingo. No entanto, se cair na Semana Santa ou Domingo de Páscoa, deve ser transferida um dia após a Oitava da Páscoa. É o caso deste ano de 2016 em que o dia 25 de março caiu na Sexta-feira Santa, por isso a data festiva foi transferida para a segunda-feira que segue ao Dominica in Albis, ou seja, 04 de abril.

Lembramos que o anjo Gabriel aparece a Maria e anuncia que Deus mostrou seu favor para com ela e vai usá-la como meio para o nascimento do Messias. Deste modo, Maria concebe Jesus quando o anjo diz: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra" (Lc 1.35). Este mesmo Espírito que “pairava sobre a face das águas” e gerou a criação (Gn 1.2) paira agora sobre as águas do ventre de Maria para conceber o Redentor da criação. Quando o Espírito Santo vem sobre Maria, ela concebe Jesus “através de seu ouvido” (como diz Martinho Lutero). Aquele que é concebido é chamado Santo, o Filho de Deus. Este é o momento da encarnação de nosso Senhor. A data da Anunciação cai em 25 de março pela razão de que Igreja Antiga cria que a crucificação ocorreu nessa data. Na antiguidade, as pessoas vinculavam o dia da concepção de uma pessoa com o dia de sua morte. Assim, na Anunciação, a Igreja juntou tanto a encarnação de Jesus quanto a reconciliação que Ele realizou. (Treasury of Daily Prayer, pág. 1287)
Cor litúrgica: Branca

LEITURAS:
 
† Antigo Testamento: Isaías 7.10-14
† Salmo: Salmo 45.7-17 (antífona v. 6)
† Epístola: Hebreus 10.4-10
† Santo Evangelho: Lucas 1.26-38

ORAÇÃO DO DIA:
 
Ó Senhor, assim como conhecemos a encarnação de teu Filho, Jesus Cristo, pela mensagem do anjo à virgem Maria, assim também, pela mensagem de sua cruz e sofrimento, traze-nos à glória de sua sua ressurreição; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. (Culto Luterano: lecionários, pág. 321)

Nenhum comentário:

Postar um comentário